A economia brasileira perdeu ritmo e avançou 0,60% em janeiro. Os dados foram divulgados Banco Central (BC) na manhã desta segunda-feira (18) e fazem parte do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), conhecido por antecipar o resultado do PIB do país. Os dados do IBC-Br são coletados de uma base similar à do IBGE.
Apesar de crescer em ritmo menor, esta é a 2ª alta seguida significativa do indicador, já que em dezembro do ano passado registrou variação positiva de 0,82%. Já em novembro, o índice ficou praticamente estável, com alta de 0,01%.
O resutlado levou o IBC-BR aos 148,5 pontos na série dessazonalizada (livre de influências), o maior nível desde abril do ano passado, quando registrou 148,8 pontos.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o resultado de janeiro representa alta de 3,45%. Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 2,47%, de acordo com o BC.
De acordo com o BC, no trimestre encerrado em janeiro, o índice de atividade do Brasil teve alta de 0,90% em relação ao trimestre anterior.
Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, houve crescimento de 2,37%.
Gazeta Brasil