Importação da Shein e Shoppe de outubro cai 54% após taxação

As importações da Shein e Shopee caíram 54,5% no mês de outubro na comparação com o mesmo período de 2022. Os dados são de um levantamento da fintech de importações Vixtra, com base nos dados mais recentes divulgados pelo Banco Central (BC) em dezembro

No mesmo período no ano passado, a importação na Shein e na Shopee havia chegado a 1.450 milhões de dólares, enquanto, neste ano, o montante foi de 659 milhões de dólares.

De acordo com o CEO da Vixtra, Leonardo Baltieri, o que explica a queda são as novas regras de cobrança de taxas às mercadorias.

Desde agosto deste ano, os produtos de até 50 dólares têm os impostos de importação zerados, mas ainda incidem 17% de ICMS.

Em relação às mercadorias acima desse valor, o valor “praticamente dobra” porque, além da mesma taxa de ICMS, há uma alíquota de 60% para as importações.

“A medida que os consumidores começaram a ser taxados e os relatos foram se espalhando pelas mídias sociais, muitas pessoas começaram a ter receio de comprar nessas plataformas ou, até, evitá-las”, afirma Baltieri.

Gazeta Brasil

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Economia
.