Você sabia que a planta pode ser consumida e possui diversos benefícios? Enquanto flores e folhas do ipê possuem ação anti-inflamatória e cicatrizante, a raiz pode ser utilizada como antisséptico e antigripal.
Já pensou em preparar uma salada ou uma geleia com flores de ipê? Com cores vibrantes e perfume agradável, elas chamam a atenção por sua beleza e delicadeza e podem surpreender também na culinária.
Nesta sexta-feira (3), o G1 trouxe uma receita com o ingrediente especial. A gastrônoma Bell Villanova explica as propriedades do ipê e ensina a preparar uma salada com as flores da planta. Para concluir o cardápio, peixe assado ao forno e molho tártaro (confira as receitas ao fim da reportagem).
“É uma planta do cerrado, varia conforme o tempo seco. Pouquíssimas pessoas sabem que as flores do ipê, assim como as folhas e o caule, são comestíveis. É uma planta alimentícia não convencional (PANC)”, explicou a gastrônoma.
Para quem deseja se aventurar e colorir o prato, as opções são muitas. As flores do ipê podem ser consumidas cruas, refogadas, recheadas com pastas e até fritas e empanadas.
A gastrônoma Bell Villanova recomenda, no entanto, que as flores não sejam utilizadas como ingrediente principal de uma receita, já que, por serem sensíveis e possuírem pouca água, podem ser facilmente dissolvidas.
“Ela tem um cheiro adocicado, que lembra um pouco a baunilha, só que na boca tem um amargor, como se lembrasse um pouco a rúcula”, contou a gastrônoma.
Bell Villanova — Foto: Arquivo Pessoal
Segundo Bell Villanova, as flores e folhas do Ipê possuem ação anti-inflamatória e cicatrizante. Podem ser usadas no combate a dermatites, coceiras, inflamações da gengiva e da garganta, infeções renais, eczemas, varizes e doenças oculares.
A raiz da planta também apresenta benefícios e pode ser utilizada como antisséptico ou antigripal, além de ser eficaz no combate à anemia e verminoses.
Flores do Ipê — Foto: Bell Villanova
Salada com flores de ipê
Ingredientes
- Rúcula
- Alface
- Broto de feijão
- Cebolinha
- Coentro
- Tomate
- Picles
- Flores de Ipê
Há variedades roxas, amarelas e brancas de Ipês com flores comestíveis.
Modo de preparo
Após colher as flores do Ipê, basta higienizá-las junto aos demais vegetais. Para o preparo, pique a rúcula, o alface, broto de feijão, cebolinha, coentro, tomate e picles. Misture-os e tempere como preferir. Finalize com as flores.
Salada, peixe e molho tártaro — Foto: Bell Villanova
Peixe assado no forno
- 500g de filé de tilápia
- 300g de amendoim
- 2 ovos
- 1 limão
- Alho em pó
- Sal
- Pimenta do reino
Modo de preparo
O primeiro passo é preparar o molho para marinar o peixe, com limão, sal, pimenta do reino e alho em pó. Deixe o filé de tilápia de molho por 20 minutos. Em seguida, quebre os dois ovos, bata-os em um prato e passe o filé. Depois utilize um liquidificador ou multiprocessador para triturar o amendoim e formar uma farinha. Passe o filé na farinha de amendoim. Por fim, leve ao forno preaquecido em 180 °C por 30 minutos.
Molho tártaro
- 1 cebola pequena
- 1 cenoura pequena
- Picles
- Cebolinha
- Coentro
- 1 xícara de maionese
- 1 colher de mostarda
- 1 limão
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
Modo de preparo
Pique a cebola, o picles e rale a cenoura. Coloque a maionese em uma tigela e acrescente o picles, a cebola, a cenoura, a cebolinha, o coentro, a mostarda e o suco do limão. Misture e tempere com sal e pimenta.
Por G1