
Entre os diversos ritos seguidos no funeral do papa Francisco, neste sábado (26), no Vaticano, estão as regras de vestimenta. Os protocolos para autoridades e chefes de Estado são estabelecidos pelo manual da Santa Sé.
A recomendação é que todos os homens devem vestir um terno escuro com uma gravata preta longa e um botão da mesma cor na lapela esquerda do paletó. Já as mulheres têm de usar um vestido preto, possivelmente longo, da mesma cor das luvas e, se possível, véu na cabeça. Apenas um acessório é permitido: um colar de pérolas.
A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, optou por não usar o véu. O mesmo fez a esposa do presidente francês Emmanuel Macron, Brigitte Macron, e outras mulheres presentes na cerimônia fúnebre.
O manual do Vaticano para a cerimônia define ainda o posicionamento dos líderes:
– A primeira fila é reservada para a delegação da Itália, nação da qual cada papa é primaz, e para a comitiva da Argentina, o país de origem de Francisco.
– A próxima fila é dedicada aos soberanos católicos e o grão-mestre da Ordem de Malta, seguidos dos soberanos não católicos e dos que estão na linha de sucessão.
– A fila seguinte é reservada aos chefes de Estado, posicionados de acordo com a ordem alfabética dos países, tendo como base o idioma francês, língua da diplomacia.
– Autoridades civis ficam sentadas no lado direito do caixão, de frente para a basílica.
– Cardeais ficam todos alinhados em frente à entrada da basílica.
Cerca de 50 chefes de Estado participaram do funeral. Entre eles, estão o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente da Argentina (terra natal de Francisco), Javier Milei, e mais de dez monarcas.
Após a cerimônia na Praça de São Pedro, o caixão partiu em cortejo fúnebre por um percurso de 5,5 km até a Basílica de Santa Maria Maggiore (Santa Maria Maior).
Francisco foi sepultado, conforme a sua vontade, nessa basílica, fora do Vaticano, porque era onde ele costumava orar em Roma. O último papa a ser sepultado fora do Vaticano foi Leão XIII, que morreu em 1903.
Agora Notícias Brasil