Líder do grupo terrorista Hamas, Ismail Haniyeh, é morto em ataque no Irã

Na manhã desta quarta-feira, o Hamas confirmou a morte de seu líder, Ismail Haniyeh, no Irã, e acusou Israel de estar por trás do ataque. Em uma declaração, o grupo terrorista islâmico lamentou a morte de Haniyeh, afirmando que ele foi morto em “um ataque sionista traiçoeiro em sua residência em Teerã”.

Segundo um comunicado do IRGC (Guarda Revolucionária Islâmica do Irã), Haniyeh e um de seus guardas foram mortos em sua residência em Teerã. “Com condolências à nação heroica da Palestina e à nação islâmica, aos combatentes da Frente de Resistência e à nobre nação do Irã, na manhã desta quarta-feira, a residência do Sr. Dr. Ismail Haniyeh, chefe do escritório político da Resistência Islâmica do Hamas, foi atingida em Teerã. Como resultado, ele e um de seus guarda-costas foram martirizados”, declarou o IRGC.

O site de notícias Al Mayadeen, afiliado ao Hezbollah, afirmou que Israel foi responsável pela eliminação de Haniyeh. No entanto, autoridades israelenses ainda não comentaram sobre o incidente.

Quem é Ismail Haniyeh?

Ismail Haniyeh é o líder político da organização terrorista Hamas. Ele estava no Irã para a posse do novo presidente iraniano. Três dos filhos de Haniyeh foram mortos em um ataque aéreo em abril. Apesar disso, Haniyeh se recusou a libertar os reféns e a deixar o poder. Sua irmã também foi eliminada no mês passado.

A residência de Haniyeh em Gaza, usada como infraestrutura terrorista, foi atingida por um ataque aéreo da IDF (Forças de Defesa de Israel) em novembro. Haniyeh normalmente reside no Catar, mas sua propriedade em Gaza era utilizada como local de reunião para outros membros da liderança do Hamas.

Gazeta Brasil

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Mundo
.