“Se tudo tiver como estou pensando”, disse o petista
Ao comentar sobre a crise política entre o Planalto e o Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (4), que os membros do Legislativo estão pensando nas eleições de 2026. Em tom de campanha, o petista afirmou que, se tudo correr como ele idealiza, ele deve ser o primeiro presidente eleito quatro vezes na história da República.
– Tem gente que pensa que o governo já acabou, tem gente que já está pensando em eleição. Eles não sabem o que eu estou pensando. Se preparem porque, se tudo tiver como estou pensando, esse país vai ter, pela primeira vez, um presidente eleito quatro vezes pelos braços do povo – afirmou Lula, em cerimônia onde foram anunciados investimentos em refino e petroquímica da Petrobras em Duque de Caxias (RJ).
Lula também disse que não quer “nervosismo” na relação com o Congresso, porque o resta apenas um ano e meio de mandato. Sobre os conflitos com o Legislativo, o petista afirmou que divergências são “boas”, porque promovem o diálogo entre os poderes.
– Sou grato ao Congresso Nacional. Quando tem uma divergência, é bom. A gente senta na mesa, vai conversar e resolve. O governo pensa uma coisa, o Congresso está pensando outra. A gente vai resolver isso em uma mesa de negociação. Eu não quero nervosismo – disse.
O conflito entre o Planalto e o Congresso foi escancarado pela crise do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Surpreendendo Lula, a Câmara e o Senado derrubaram o decreto presidencial a toque de caixa e o Executivo resolveu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para conseguir a vigência da medida.
Com aporte de R$ 33 bilhões, os projetos celebrados nesta sexta visam o aumento da produção, com foco em produtos renováveis, e o ganho de eficiência energética nas plantas do Rio de Janeiro. A previsão é que mais de 38 mil empregos diretos e indiretos serão gerados, segundo a empresa.
*AE















