O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o uso sustentável da Amazônia durante uma live ao lado do jornalista Marcos Uchôa. Ele disse que a Amazônia é um bioma riquíssimo, com uma biodiversidade única no mundo, e que pode ser um motor de desenvolvimento para o Brasil e para o mundo.
No entanto, ele também afirmou que é preciso proteger o bioma e que é possível conciliar a proteção com o desenvolvimento econômico.
Lula reiterou que não deseja que a Amazônia seja um “santuário” para o mundo, mas que seja um lugar em que se possa conhecer sua biodiversidade. Segundo o petista, a cúpula desta semana será um marco.
“Eu não defendo a ideia de que a Amazônia seja um santuário da humanidade, eu quero que o bioma seja um lugar em que o mundo tire proveito da riqueza de sua biodiversidade”, disse Lula
Lula fez essas declarações no dia em que marca o início da Cúpula da Amazônia, que conta com representantes de 8 países (que possuem áreas do bioma), além de representantes da Alemanha, França, Holanda e Noruega. A Cúpula discute o desmatamento ilegal e o financiamento externo para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Gazeta Brasil