Em entrevista à Rádio Progresso, de Juazeiro do Norte, no Ceará, nesta quinta-feira (17), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que se Geraldo Alckmin (sem partido) for seu vice, farão uma “governança exemplar”.
Lula foi questionado sobre quem decide quem será o vice. O petista respondeu que ninguém tem mais prioridade para escolher do que quem está se candidatando à Presidência da República.
“Obviamente que eu levo em conta o meu partido e aliados, mas eu tenho poder de dizer se quero ou não quero. Ninguém vai me por um vice que eu não quero”, afirmou.
O ex-presidente falou quer quer mostrar ao povo brasileiro que não é “candidato do PT”, e sim “de um movimento pela recuperação da democracia do país”.
“Estou discutindo aliança política que possa mostrar para a sociedade que, tão importante quanto ganhar, é governar. E para governar vou precisar de muita gente”, argumentou.
Lula reiterou que não vai conseguir consertar o Brasil sozinho. “Vou precisar de gente que votou em mim e que não votou em mim. Vou precisar de gente que gosta do Brasil, e que quer reconstruir esse país. E aí sim vou escolher o vice.”
O petista voltou a dizer ainda que não decidiu se será candidato a presidente, e que pretende fazer isso no mês de março, quando sair as federações.
“Quando o Alckmin se filiar a um partido e eu decidir se vou me candidatar, vamos conversar com as forças políticas que estarão conosco.”
Pesquisa
Segundo pesquisa PoderData divulgada na quarta (16), Lula ainda lidera as intenções de voto para a eleição presidencial, com 40%. No entanto, a diferença do petista para o presidente Jair Bolsonaro (PL) caiu cinco pontos percentuais em um mês. O presidente tem 31%, diferença de 9 pontos para Lula.
O levantamento foi feito entre os dias 13 e 15 de fevereiro. Há um mês, a diferença entre eles era de 14 pontos percentuais. Na pesquisa feita entre 16 e 18 de janeiro, Lula tinha 42% e Bolsonaro 28%.
A pesquisa ouviu 3 mil pessoas por meio de ligações para telefones fixos e celulares em 243 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e a pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-06942/2022.
Veja a intenção de voto dos pré-candidatos:
- Lula (PT): 40%
- Bolsonaro (PL): 31%
- Sergio Moro (Podemos): 9%
- Ciro Gomes (PDT): 4%
- João Doria (PSDB): 3%
- André Janones (Avante): 2%
- Alessandro Vieira (Cidadania): 1%
- Rodrigo Pacheco (PSD): 1%
- Simone Tebet (MDB): 0%
- Felipe d’Ávila (Novo): 0%
- Branco/nulo: 5%
- Não sabem: 3%