Neymar Jr. Retornará ao Santos após 10 Anos

O Santos FC confirmou um retorno que parecia um sonho para muitos de seus torcedores: a volta do atacante brasileiro Neymar Jr. ao clube que o formou como jogador profissional. De acordo com o Diário do Peixe e o jornalista Germán García Grova, especialista no mercado de transferências, o atacante, atualmente no Al Hilal da Arábia Saudita, retornará ao time brasileiro por empréstimo de seis meses. O anúncio oficial será feito nos próximos dias. “O acordo já está formalizado”, confirmou o meio de comunicação paulista, acrescentando que a operação foi concluída após intensas negociações entre a diretoria do Santos e os representantes do jogador, liderados por Neymar Sr.

Um dos aspectos chave nesta negociação foi a disposição do Al Hilal de cobrir parte do elevado salário do atacante (107 milhões de dólares anuais). Neymar não estava nos planos do técnico do clube saudita, Jorge Jesus, e não estava registrado para disputar a liga local, o que facilitou as conversas entre as partes. Além disso, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, e seu CEO, Pedro Martins, acertaram os valores a serem desembolsados pelo Santos, com a premissa de que o retorno de Neymar seja um investimento que, como eles expressaram, “se paga por si mesmo”.

Além dos termos financeiros, o papel de Neymar foi decisivo no acordo. Segundo fontes brasileiras, o atacante deixou claro para seu pai e agentes que sua intenção era voltar ao clube onde iniciou sua carreira profissional. “O desejo de Neymar foi determinante para chegar a este acordo”, destacou o Diário do Peixe. O jogador rejeitou propostas competitivas de equipes como Chicago Fire e Inter Miami, que também buscavam contratá-lo.

A torcida do Santos também demonstrou a importância desse retorno. Durante o jogo contra o Mirassol, no início do Campeonato Paulista, a conhecida torcida Torcida Jovem entoou cânticos com a frase “volta pra casa, Neymar”, que rapidamente se espalharam por todo o estádio Vila Belmiro. Esse gesto não passou despercebido nas negociações.

O retorno de Neymar ao Santos simboliza o fechamento de antigos conflitos e a revitalização de uma relação que havia se deteriorado. O atacante disputou 225 partidas com o clube entre 2009 e 2013, marcando 136 gols e conquistando importantes títulos, como três Campeonatos Paulistas, a Copa do Brasil (2010) e a histórica Copa Libertadores (2011), que quebrou uma seca de quase cinco décadas no torneio continental.

No entanto, sua transferência para o FC Barcelona em 2013 foi cercada de controvérsias legais e diferenças com a diretoria da época, levando a um evidente distanciamento entre o jogador e seu clube formador. Nos últimos anos, no entanto, gestos de reconciliação surgiram, com Neymar sendo visto com a camisa do Santos em várias ocasiões e declarando publicamente seu carinho pelo Peixe.

Desde sua chegada ao Al Hilal em 2023, Neymar disputou apenas sete partidas e marcou um gol devido a contínuas lesões. A mais grave foi a ruptura dos ligamentos cruzados e meniscos do joelho esquerdo, sofrida em novembro de 2023. Atualmente, o atacante está em processo de recuperação de uma lesão nos isquiotibiais, que persiste desde o início de novembro.

Jorge Jesus, ex-técnico do Flamengo e atual treinador do campeão da Saudi Pro League, não havia elogiado seu pupilo na última quinta-feira, o que foi interpretado como um sinal de que a saída era iminente. “Neymar não estará na equipe, está fora, não foi inscrito. A Liga Saudita é uma das melhores ligas do mundo, mas Neymar já não consegue render no nível que estamos acostumados. Infelizmente, as coisas ficaram difíceis para ele”, disse. Pois bem, o futuro de Neymar estará novamente no Brasil, de onde ele buscará relançar sua carreira.

Gazeta Brasil

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Fama
.