O Banco Central (BC) divulgou nesta segunda-feira, 22, novas regras para transações financeiras feitas via Pix. Segundo a instituição, as alterações visam garantir mais segurança nas operações e proteção aos usuários.
A principal mudança divulgada pelo BC trata de Pix feitos por aparelhos – smartphones e computadores – novos. A nova regra prevê a imposição de um limite no valor da operação para aumentar a segurança.
Segurança nas Transações Pix
Especificamente, a iniciação de transações Pix por meio de dispositivos de acesso não cadastrados poderá seguir ocorrendo somente para transações até R$200,00, desde que o limite diário não ultrapasse R$1.000,00. Para transações fora destes limites, o dispositivo de acesso deverá ter sido previamente cadastrado pelo cliente.
De modo a não causar inconvenientes a usuários que já utilizam um dispositivo específico, essa exigência de cadastro se aplica apenas para dispositivos de acesso que nunca tenham sido utilizados para iniciar uma transação Pix.
Como os Bancos Devem Proceder?
Outra medida anunciada pelo Banco Central é a obrigação de que bancos verifiquem, pelo menos uma vez a cada seis meses, se os clientes não tiveram marcações de fraudes no banco de dados. A expectativa é que os participantes tratem de forma diferenciada esses clientes, mediante procedimentos que podem ir do encerramento do relacionamento ao limite diferenciado de tempo para autorizar transações.
O que Muda com o Pix Automático?
O BC também informou que adiou o lançamento do “Pix Automático” para 16 de junho do ano que vem. Inicialmente, a modalidade seria lançada no próximo mês de outubro. A ferramenta servirá, entre outras coisas, para facilitar pagamentos de contas de água e luz ou parcelas de empréstimo, por exemplo.
Atualmente, essas operações só podem ser feitas pelo débito automático. Com a nova ferramenta, o usuário permitirá os débitos periódicos de forma automática, sem a necessidade de autenticação a cada transação, o que promete aumentar a eficiência e reduzir os custos dos procedimentos de cobrança.
Vantagens do Pix Automático
-
- Permitir débitos periódicos automaticamente
-
- Facilitar pagamento de contas de água e luz
-
- Reduzir inadimplência
-
- Aumentar a eficiência dos procedimentos de cobrança
Estes são apenas alguns dos benefícios que o BC espera alcançar com a implementação do Pix Automático, promovendo uma evolução nas formas de pagamento disponíveis para a população.
Essas mudanças reforçam o compromisso do Banco Central com a segurança e eficiência dos serviços financeiros no Brasil. As adaptações prometem trazer mais praticidade e segurança para os usuários do Pix, além de reforçar a confiança no sistema financeiro brasileiro.
Terra Brasil Notícias