OMS diz que aumento global de casos de COVID é “a ponta do iceberg”

Tedros Adhanom Ghebreyesus disse ainda que são “de esperar surtos”, nomeadamente “em áreas onde as medidas para prevenir a transmissão foram levantadas”.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse, esta quarta-feira, que um aumento global dos casos de Covid-19 poder ser “a ponta do iceberg”, numa altura em que muitos países registam, também, uma queda nas taxas de testagem das populações, reporta a Reuters.

De acordo com os dados mais recentes, o número de novas infeções subiu 8%, a nível global, na semana passada, tendo como termo de comparação a semana anterior.

“São de esperar surtos, particularmente em áreas onde as medidas para prevenir a transmissão foram levantadas. Contudo, há níveis inaceitavelmente elevados de mortalidade em muitos países”, avisou ainda Tedros Adhanom Ghebreyesus, esta quarta-feira, em declarações aos jornalistas.

Uma combinação de vários fatores está por detrás destes aumentos, explicou, por sua vez, Maria Van Kerkhove, responsável técnica de combate à Covid-19 da OMS.  Em causa está, nomeadamente, o levantamento das medidas sociais e de saúde pública para conter a propagação da doença, mas também a alta transmissibilidade associada à variante Ómicron.

“Compreendemos perfeitamente que o mundo precisa de ultrapassar a Covid-19 […], mas este vírus propaga-se de forma muito eficiente entre as pessoas”, lembrou ainda a especialista.

Notícias ao Minuto

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Mundo
.