Conselho é formado por 47 países-membros e é necessária maioria de 2/3 para aprovar retirada
A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, nesta quinta-feira (7), um pedido para suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos do órgão internacional.
A medida foi aprovada por 93 votos favoráveis dos países-membros, 58 países abstiveram e votaram contra à medida, incluindo Brasil que se absteve e China, que votou contrária à suspensão.
Esta não é a primeira vez que um país é retirado do Conselho de Direito Humanos. O mesmo ocorreu, em 2011, quando a Líbia foi punida por praticar violência contra manifestantes durante o governo de Muammar Gaddafi.
A Rússia anunciou que os países que forem favoráveis ou que se abstiverem da votação serão tidos como “antipáticos” e, possivelmente, sofrerão consequências para laços bilaterais.
Apesar das sanções e da votação na ONU, a Rússia mantém firmes os ataques contra a Ucrânia. O ministério de Defesa russo confirmou que suas tropas atingiram alvos militares nas cidades de Zaporizhzhia, Mykolayiv, Kharkiv e Chuhuiv, na noite desta quarta-feira (6).
Diário do Poder