Pesquisa Quaest: Maioria dos brasileiros não quer Lula como candidato à reeleição em 2026; veja o percentual que o rejeita

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (2) revelou que 62% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026. Apenas 35% dos entrevistados afirmaram que Lula deveria disputar um novo mandato, enquanto 3% não souberam ou preferiram não responder.

O índice dos que rejeitam uma nova candidatura do petista é o maior desde julho de 2024, quando a pesquisa começou a ser realizada. Naquela ocasião, 53% dos entrevistados eram contrários à reeleição do mandatário. Em outubro do mesmo ano, o percentual subiu para 58%, caiu para 52% em dezembro e, agora, atingiu um novo recorde.

Por outro lado, o apoio à candidatura de Lula vem diminuindo. Em julho de 2024, 45% dos entrevistados defendiam sua reeleição. O número caiu para 40% em outubro, voltou a 45% em dezembro e agora está em 35%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março, com entrevistas presenciais aplicadas a 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Os resultados surgem em um momento de queda na popularidade do presidente. Conforme outro levantamento da Genial/Quaest, divulgado na quarta-feira (2), a reprovação ao governo atingiu 56%, o maior índice do mandato, com um aumento de 7 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. A aprovação de Lula, por sua vez, está em 41%.

Gazeta Brasil

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Política
.