Pesquisadores de Harvard descobrem “pílula da juventude” para reverter envelhecimento

Pesquisadores de Harvard afirmam ter descoberto uma combinação química que eles afirmam ser capaz de reverter o envelhecimento – uma descoberta que pode resultar em uma “pílula da juventude” ou “fonte da juventude”.

O pesquisador de Harvard, David Sinclair, compartilhou os resultados, que foram publicados na edição de julho da revista médica Aging, em uma série de postagens no Twitter nesta semana.

“Nós já mostramos anteriormente que é possível reverter o envelhecimento usando terapia genética para ativar genes embrionários”, ele começou em sua sequência de 17 tweets explicando os resultados, que já acumulou 1 milhão de visualizações. “Agora mostramos que é possível com combinações químicas, um passo em direção a uma rejuvenescimento de corpo inteiro acessível.”

Cada combinação química continha entre cinco e sete agentes, muitos dos quais são conhecidos por tratar outros distúrbios físicos e mentais.

Medicamentos de prescrição, como ácido valproico, tranilcipromina e pramipexol, por exemplo, aparecem em várias combinações e têm sido usados com sucesso para tratar convulsões, depressão e Parkinson, respectivamente.

O professor de genética e autor do livro “Lifespan” explicou que ele e sua equipe da Harvard Medical School trabalharam por mais de três anos para encontrar moléculas que podem se combinar para reverter o envelhecimento celular e rejuvenescer células humanas.

Por meio de experimentos em camundongos e macacos, eles conseguiram identificar seis combinações químicas que podem “reverter” os sinais visuais do envelhecimento “em menos de uma semana”, afirmou Sinclair.

“Estudos no nervo óptico, tecido cerebral, rim e músculos têm mostrado resultados promissores, com melhora da visão e aumento da expectativa de vida em camundongos e, recentemente, em abril deste ano, melhora da visão em macacos”, disse ele.

Gazeta Brasil

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Mundo
.