Salão de carros de miniatura tem réplicas ‘perfeitas’ e exemplares de R$ 10 a R$ 12 mil

Evento realizado em São Paulo tem 100 expositores e milhares de modelos em escala.

Quem pensa que colecionar carrinhos em miniatura é brincadeira de criança se engana ao ver os milhares de adultos reunidos na primeira edição do Salão Diecast Brasil.

O evento celebra o colecionismo – diecast é o nome em inglês para as miniaturas de carros feitas em metal – e teve as portas abertas no último sábado (17), no Hotel Transamérica, em São Paulo. Neste domingo, o salão vai até às 18h. A entrada custa R$ 20.

Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1

Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1

No local, estão expostas e à venda dezenas de milhares de carrinhos, para todos os bolsos e gostos. “Temos cerca de 100 expositores. Cada um deles traz por volta de 400 modelos. Ou seja, são 40 mil miniaturas à venda”, disse Murilo Giannetti, organizador do evento.

Os preços começam em R$ 10. A maior parte dos modelos custa menos de R$ 100.

Brincadeira pode ser cara

Miniatura do Ford Mustang GT500 no Salão Diecast — Foto: Eduardo Palácio/G1Miniatura do Ford Mustang GT500 no Salão Diecast — Foto: Eduardo Palácio/G1

Miniatura do Ford Mustang GT500 no Salão Diecast — Foto: Eduardo Palácio/G1

Um dos lojistas afirma que o modelo preferido do público é o Mustang. No mesmo local, uma réplica em escala 1:8 do Shelby GT500 de 1967 é vendida por R$ 5,5 mil.

Mas o “muscle” americano não é o mais caro da feira. No corredor ao lado, Mercedes-Benz 190E e um Shelby Cobra, também na escala 1:8, são oferecidos por R$ 12 mil, cada.

Marcus Vinicius exibe os modelos mais caros do Salão Diecast: Mercedes 190E, Shelby Cobra e Ford Mustang, de R$ 12 mil, cada — Foto: Eduardo Palácio/G1Marcus Vinicius exibe os modelos mais caros do Salão Diecast: Mercedes 190E, Shelby Cobra e Ford Mustang, de R$ 12 mil, cada — Foto: Eduardo Palácio/G1

Marcus Vinicius exibe os modelos mais caros do Salão Diecast: Mercedes 190E, Shelby Cobra e Ford Mustang, de R$ 12 mil, cada — Foto: Eduardo Palácio/G1

“São modelos artesanais. Então, nunca saem dois exatamente da mesma forma. Em carros nesta escala, o objetivo é fazer o mais próximo possível do modelo real. O processo de construção leva cerca de 3 meses”, explica o expositor Marcus Vinicius De Vicenzo, responsável pelos modelos, e dono do Ford Mustang de mesmo tamanho que fica ao lado da dupla.

O nível de perfeccionismo é tão grande que a tampa do motor tem o mesmo tipo de fixação do carro real.

Clássicos nacionais

Fiat Uno com escada no teto é clássico do Salão Diecast — Foto: Eduardo Palácio/G1Fiat Uno com escada no teto é clássico do Salão Diecast — Foto: Eduardo Palácio/G1

Fiat Uno com escada no teto é clássico do Salão Diecast — Foto: Eduardo Palácio/G1

Para quem não está disposto a gastar essa grana, há outros carrinhos interessantes. Para os apaixonados por veículos nacionais, sobram clássicos como Chevrolet Opala e Monza, Fiat Uno (com escada no teto, é claro), Volkswagen Fusca e Kombi e Ford Corcel.

Cadillac Eldorado do filme Caça-Fantasmas — Foto: Eduardo Palácio/G1Cadillac Eldorado do filme Caça-Fantasmas — Foto: Eduardo Palácio/G1

Cadillac Eldorado do filme Caça-Fantasmas — Foto: Eduardo Palácio/G1

Entre as coleções, há veículos de serviço, usado por empresas que nem existem mais, furgões de alimentos e até carros famosos do cinema, caso do Citroën 2CV usado em um dos filmes de 007, do DeLorean de De Volta para o Futuro e do Cadillac Eldorado de Caça-Fantasmas.

Nesse caso, é possível adquirir um dos modelos por menos de R$ 60.

Miniatura de Toyota Bandeirante com pintura de empresa de energia elétrica no Salão Diecast — Foto: Eduardo Palácio/G1Miniatura de Toyota Bandeirante com pintura de empresa de energia elétrica no Salão Diecast — Foto: Eduardo Palácio/G1

Miniatura de Toyota Bandeirante com pintura de empresa de energia elétrica no Salão Diecast — Foto: Eduardo Palácio/G1

Encontro de apaixonados

Além da venda de carrinhos e acessórios, o público também pode conferir um concurso de customização de miniaturas.

Elas são divididas em quatro categorias: pintura, diorama (cenário), modificadas e de veículos Nissan (a fabricante é uma das patrocinadoras do evento).

Dessas, a que mais encanta os olhos é a de modificados. Usando carrinhos convencionais como base, os candidatos mudam carroceria, rodas, pintura e até interior.

Michael Douglas é especialista em customização de miniaturas — Foto: Eduardo Palácio/G1Michael Douglas é especialista em customização de miniaturas — Foto: Eduardo Palácio/G1

Michael Douglas é especialista em customização de miniaturas — Foto: Eduardo Palácio/G1

É o caso de Michael Douglas, de Campinas (SP). O auxiliar mecânico levou para o evento três modelos para concorrer nesta categoria. “Meus projetos são sempre baseados em carros reais. A partir daí, vou fazendo as modificações”, conta.

Entre suas apostas, estão uma picape lowrider e um Fusca transformado em furgão.

“Levei 3 finais de semana para terminar a picape. Usei outros dois carrinhos para pegar peças. Acabei essa última hoje de madrugada, antes de vir”, brinca.

Miniatura customizada exibida no Salão Diecast — Foto: Eduardo Palácio/G1Miniatura customizada exibida no Salão Diecast — Foto: Eduardo Palácio/G1

Miniatura customizada exibida no Salão Diecast — Foto: Eduardo Palácio/G1

Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1

Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1

Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1

Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1

Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1

Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1

Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1

Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1

Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1

Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1

Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1

Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1

Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1

Salão Diecast Brasil — Foto: Eduardo Palácio/G1

 

Por G1

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Estilo de Vida
.