Vendas de Veículos Novos caem 8,29% em maio

No mês de maio, os emplacamentos de veículos registraram queda de 8,29% em relação a abril. O dado foi divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) na tarde desta terça-feira (04). Segundo a entidade, a retração está ligada, principalmente, ao calendário de maio, que teve 1 dia útil a menos que abril.

“Embora o momento seja de cautela, em razão das dificuldades enfrentadas no Rio Grande do Sul (RS), as condições favoráveis do crédito mantiveram o mercado aquecido no restante do país”, afirmou o Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

Andreta Jr. observou que, no acumulado deste ano, entre janeiro a maio, o emplacamento de veículos aumentou 16,63%. Na comparação entre maio de 2024 e o mesmo mês do ano passado, também houve elevação de 5,41%.

O “mercado total continua com um viés positivo” e os emplacamentos nos primeiros cinco meses de 2024 são os maiores para o período desde 2014, de acordo com o presidente da entidade.

Em relação ao Rio Grande do Sul (RS), segundo a Fenabrave, das 722 concessionárias de veículos existentes no Estado, cerca de 300 foram afetadas pelas chuvas.

O presidente da Fenabrave disse que “ainda é cedo para uma análise do impacto das vendas anuais”. Até abril, o Rio Grande do Sul respondeu por cerca de 4% dos licenciamentos do Brasil.

“Sabemos que houve perdas, mas parte dessa frota poderá ser reposta nos próximos meses, considerando os sinistros ainda não registrados”, afirma Andreta Jr.

Gazeta Brasil

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Economia
.