Xi Jinping e Putin concordam com ‘diálogo responsável’ para acabar com a guerra na Ucrânia

As relações entre a Rússia e a China são “de vital importância para a ordem mundial moderna”, disse o presidente chinês, Xi Jinping, após conversas com o presidente russo, Vladimir Putin, no segundo dia de sua visita de Estado a Moscou. Ele, por sua vez, destacou os crescentes laços comerciais entre os dois países e apreciou muito as propostas de Pequim para uma solução pacífica para a crise na Ucrânia, que “podem ser tomadas como base”.

As negociações desta terça-feira (21) duraram cerca de três horas. A princípio, a reunião no Grande Palácio do Kremlin durou mais de 1,5 horas em formato restrito com a participação de membros das delegações, e depois continuou em formato ampliado.

Depois disso, no Saguão Malaquita do Palácio, os líderes dos dois países assinaram duas declarações conjuntas: sobre o aprofundamento da parceria abrangente e interação estratégica entre a Rússia e a China, entrando em uma nova era, e sobre um plano para desenvolver áreas-chave da Rússia-China. Cooperação econômica chinesa até 2030.

“Acreditamos que muitas das disposições do plano de paz apresentado pela China estão em consonância com a posição russa e podem ser tomadas como base para um acordo pacífico quando estiverem prontas para isso no Ocidente e em Kiev. No entanto, até agora não observamos tal prontidão da parte deles”, afirmou Putin.

O presidente chinês disse que Pequim continua a aderir estritamente aos princípios da ONU sobre o conflito entre Moscou e Kiev, mantendo uma posição equilibrada. Xi também reiterou seu apelo a todas as partes para que exerçam moderação e retornem às negociações para buscar uma solução diplomática para as hostilidades.

“Sempre defendemos a paz e o diálogo e estamos firmemente do lado certo da história”, acrescentou Xi.

Os dois líderes se encontraram primeiro a portas fechadas, com vários altos funcionários, incluindo o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, o vice-presidente do Conselho de Segurança, Dmitry Medvedev, e o ministro da Defesa, Sergey Shoigu, participando das negociações do lado russo. A reunião foi seguida por outra rodada de conversas com delegações ampliadas, envolvendo mais ministros do governo e chefes de empresas estatais russas.

Os dois líderes saudaram o desenvolvimento dos laços entre as duas nações, com o presidente russo afirmando que eles já atingiram seu “nível mais alto de todos os tempos”.

“Espero manter contatos estreitos com o presidente Vladimir Putin de várias formas para contribuir para o desenvolvimento dinâmico e de longo prazo dos laços sino-russos”, afirmou Xi.

Gazeta  Brasil

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Mundo
.