A General Motors (GM) anunciou demissões de trabalhadores em três fábricas da montadora no Brasil, em São Paulo, nesse sábado (21): São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes. Os avisos foram feitos por e-mail e por telegrama.
Não foi divulgado o número de funcionários afetados pela decisão. A montadora, em nota ao g1, afirmou que os cortes são motivados por queda nas vendas e nas exportações. A GM disse entender “o impacto que esta decisão pode provocar na vida das pessoas, mas que a adequação é necessária”.
Demissão surpresa
Esse corte da força de trabalho surpreendeu os funcionários e as organizações sindicais. Os Sindicatos dos Metalúrgicos de São José dos Campos e de São Caetano informaram não houve negociação sobre os cortes.
Em Mogi das Cruzes, a GM propôs um Plano de Demissão Voluntária há dois meses, mas a ideia não foi aprovada pela categoria.
Por volta de 1,2 mil trabalhadores da fábrica de São José dos Campos estão em layoff, como é chamada suspensão temporária dos contratos, desde o dia 3 de julho. O prazo para essa modalidade pode chegar a 10 meses e depende de avaliação da empresa.
Diário do Nordeste