Na manhã desta quinta-feira, dia 18, o executivo municipal e o legislativo se reuniram com o provedor da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio, Antônio José Saraiva Marques. Na ocasião, o provedor reiterou a solicitação para que o executivo aumentasse para R$ 588.000,00 o repasse realizado mensalmente à Irmandade para manutenção do pronto socorro. Diante da impossibilidade de realizar o aumento solicitado, haja vista que a prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio já repassa a quantia de R$ 457.800,00, ficou acordado entre as partes na ocasião, que o executivo municipal assumirá a gestão da Santa Casa mediante sua intervenção.
Na ocasião, foi enfatizado pelo provedor, que com os valores atuais, não existe mais condições de administrar a Santa Casa, pois segundo ele, vem acumulando dividas mês a mês, não tendo previsões de melhorias financeiras, inclusive temendo que, na atual situação, não tenha verba necessária para quitar o 13º já devido e o 13º no final do ano.
Ainda durante a reunião, o provedor se prontificou a oferecer
todo o apoio necessário para que a prefeitura assuma a gestão da Santa Casa e tome ciência de toda a atual situação da Santa Casa.
A chefe do executivo Cássia Furlan, afirma que dentro da legalidade tomará ciência de toda a situação, e afirma que precisará da compreensão e paciência dos servidores para iniciar os trabalhos e realizar os ajustes dentro da entidade.
Participaram da reunião a prefeita Cássia Furlan; o presidente da Câmara, Moises Sebastião da Silva; o provedor da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio, Antônio José Saraiva Marques; os vereadores Brasilina Olegário Massoco e Marlan Melo; os secretários municipais de Saúde, Miguéias Alves de Oliveira; de Assuntos Jurídicos, Franklin Villalba Ribeiro e de Administração, Bruno César dos Santos Ramos.