Qual é a relação entre a tireoide e a infertilidade?

A tireoide é uma glândula que regula a função de alguns órgãos do corpo humano. Desta forma, ela é de extrema importância para o funcionamento saudável do organismo. A tireoide pode apresentar disfunções tanto em homens quanto em mulheres e uma das consequências é a infertilidade.

Mesmo que suas disfunções atinjam ambos os sexos, as mulheres costumam ter mais problemas ligados à infertilidade, caso apresentem complicações na tireoide. Isso ocorre porque alguns dos órgãos atingidos, além do coração e do fígado, são os ovários.

Esta glândula, localizada na parte de trás da região do pescoço, é conhecida por ter formato de borboleta. É responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

Estes hormônios influenciam diretamente o desenvolvimento (em crianças e adolescentes), ciclos menstruais, peso e fertilidade. Por isso, é importante que atuem em sincronia.

Hipotireoidismo e hipertireoidismo

Quando os hormônios produzidos pela tireoide estão desregulados de alguma maneira, isso pode acarretar doenças como o hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Hipotireoidismo: esta doença ocorre quando os hormônios produzidos por esta glândula não são suficientes para o funcionamento adequado do organismo. O corpo passa a ficar mais lento e o coração passa a bater mais devagar com a diminuição da produção dos hormônios. Os sintomas mais comuns são: cansaço, sonolência, pele ressecada, aumento no peso e em alguns casos, até depressão.

Hipertireoidismo: ocorre o contrário da doença anterior. Neste caso, os hormônios são produzidos em demasia. A pessoa se torna agitada, o coração bate mais rápido, as noites de sono diminuem e o paciente fica cansado.

É comum que pacientes com estas doenças tenham um aumento na tireoide e apenas através de exames médicos é possível perceber as alterações. Não há idade para que a doença se manifeste. Por isso, ao perceber estes sintomas, pessoas de qualquer idade devem procurar ajuda profissional.

Tireoide x infertilidade

Como dito anteriormente, os problemas de tireoide podem causar infertilidade, principalmente nas mulheres. Ambos os problemas citados acima podem dificultar o processo de gravidez, tanto naturalmente, quanto em mulheres que estejam passando por tratamentos de reprodução humana assistida.

Quando a paciente sofre de hipotireoidismo, a falta do hormônio T4 faz com que a ovulação fique desregulada. Se a mulher engravida sem tratar a doença, as chances de aborto espontâneo, má formação do feto e descolamento de placenta são grandes.

Já o hipertireoidismo faz com que o ciclo menstrual fique desregulado e aumenta a dificuldade de ovulação, já que os ovários dependem dos hormônios liberados pela tireoide para funcionar plenamente. Além disso, diminui as probabilidades de concepção e em casos de gravidez, aumentam os riscos de aborto, sangramentos e causam dificuldades no parto.

É recomendado que mulheres que estejam tentando engravidar realizem exames a fim de identificar problemas na tireoide. Nas clínicas de reprodução assistida, os especialistas indicam exames para as mulheres que estão realizando tratamentos como a Fertilização In Vitro se atentem à saúde desta glândula.

O tratamento é feito através da reposição hormonal, com dosagens diárias receitadas de forma individual. Além disso, ao longo do tratamento, a paciente deve realizar exames periódicos a fim de conferir se a dosagem do remédio precisa ser modificada.

Sendo assim, mulheres que desejam ser mães de forma natural ou estejam passando pelo processo em clínicas de reprodução humana devem cuidar da sua da tireoide para que as chances de sucesso sejam maiores.

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Estilo de Vida
.