Rodada de Negócios aproxima empresários e produtores rurais

Projeto realizado pelos cursos de Agronegócio e Gastronomia da Unoeste ocorreu nessa segunda-feira (10)

No intuito de aproximar empresários do ramo alimentício e produtores rurais de Presidente Prudente e região, os cursos de Agronegócio e Gastronomia da Unoeste realizaram a 1ª Rodada de Negócios, nessa segunda-feira (10). Proprietários e representantes de bares e restaurantes estiveram na Torre de Cristal, do campus II, para conhecerem as possibilidades e até firmarem negócio diretamente com os produtores, conseguindo, assim, melhor qualidade e menor custo na compra.

 

“A ideia é criar contato. E os alunos do Agronegócio irão acompanhar essa rede posteriormente, como trabalho de extensão, para que eles consigam entender o mercado. O setor do agronegócio é um dos que mais têm perdas. Tem a perda na produção, na hora da embalagem, na entrega do produto, enfim, a ideia é reduzir esses custos e os estudantes atuarão como consultores. É uma forma de fazer com que eles estejam proativos no mercado”, explica o professor doutor Alexandre Bertoncello.

O coordenador do curso de Gastronomia, o chef Yuri Moita, ressalta que a gastronomia é o trabalho do profissional sobre um alimento, mas ele também tem sua limitação, por exemplo, muitas vezes a matéria-prima não é boa. “Também é papel do gastrólogo fomentar o pequeno produtor, porque a base da sustentabilidade da gastronomia é: do produtor para a mesa. Então, se ele conhece o produtor, conseguirá comprar com melhor qualidade e menor custo para o consumidor final, assim a gente fecha uma cadeia”, pontua.

Yuri comenta que, muitas vezes, o dono do restaurante compra de um intermediário, ou seja, da pessoa que faz o comercial, que lucra em cima de quem produz. “Temos aqui na região do oeste paulista produtores que são destaques mundiais na produção de determinados alimentos, e a gente compra de São Paulo simplesmente porque não conhecemos. Perdemos prazo e qualidade”.

Paulo Meirelles, empresário do Garden Restaurante, destacou a importância da ação. “Por que não pensamos nisso antes?! É louvável, espero que dê certo. Muitas vezes acabamos pagando até mais caro pela comodidade. Mas também precisamos ser atendidos na quantidade, qualidade e preço”, destacou.

O engenheiro agrônomo formado pela Unoeste Adriano Moriya, produtor de frutas, levou amostras de produtos para os participantes e disse que já participou de outras rodadas de negócio e que funcionam muito bem, com resultados positivos. Gabriel Capelasso, produtor hidropônico e também formado em Agronomia pela Unoeste, destacou algumas culturas que cultiva e elogiou a iniciativa.

Também estiveram presentes no evento, representantes da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e proprietários dos estabelecimentos Banzai Sushi, Manú, Copas Café e Vinho, Rock Burger, Garden, Ibiza Lounge Bar, Better Bife e Cantinho do Peixe. Participaram, ainda, os produtores Everton Dengy; Marcos Querubim, representando também a Associação dos Pequenos e Médios Produtores Rurais dos bairros 1º de Maio; e a Associação dos Cidadãos do Campo de Presidente Prudente (Ascicampp), representada por Álvaro Cardoso Fernandes de Pádua.

Atividade realizada na Torre de Cristal, no campus II

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Sem categoria
.