Os dois carros pequenos que são gigantes na corrida pelo favoritismo dos brasileiros
Dois carros pequenos estão na disputa pela preferência dos motoristas brasileiros: o UP!, da Volkswagen, e o Mobi, lançamento da Fiat. Os rivais têm muitas semelhanças, inclusive nos preços, acimas dos R$ 30 mil, mas as diferenças entre eles são os fatores que realmente importam na hora de decidir qual será o novo subcompacto para a compra, principalmente se essa for a primeira vez.
O Up!, lançado em 2014, retorna às concessionárias em sua versão 2017 com incríveis nove possibilidades de escolha. O Take Up! é considerado o modelo de entrada, com duas ou quatro portas; já o Move Up! vem com um computador de bordo; o High Up!, ainda mais caprichado de série; Cross Up! é a versão aventureira; Back, Red e White Up! com traseira em cores exclusivas e o poderoso Speed Up! de motor TSI. Com todos os motores econômicos 1.0, a versão TSI dá a sensação de estar dirigindo um veículo 1.6, com seus três cilindros turbo.
Já o Mobi, que acabou de chegar, também tem o motor 1.0 em todas as suas seis versões. O Mobi Easy é a versão de entrada, com retrovisores de comando interno e banco traseiro bipartido, enquanto que o Mobi Way On é o mais sofisticado, com visual aventureiro e rodas de liga leve, além de acessórios como sistema de som, comandos no volante e recurso Fiat Live On. Com uma pegada jovem e descolada, o veículo é considerado inovador, pois está atraindo muitos jovens para conhecer sua tecnologia.
O que esses carros pequenos têm de diferente
A diferença entre os dois automóveis começa desde antes da chegada às lojas: quando ainda estavam sendo anunciados para o público, o Up! pecou por ser conservador demais e acabou não expondo o veículo para apresentar seus pontos fortes, como motor, espaço e economia. Já seu concorrente acabou se dando melhor: com um hit de sucesso chiclete, foi capaz de mostrar a tecnologia do veículo e fixar o nome na cabeça dos possíveis clientes. Ponto para a Fiat!
A dupla anda bem, mas num comparativo entre duas versões similares e nem tão básicas assim, a direção elétrica leve e direta aliado ao câmbio manual de cinco marchas tornam o veículo da Volks mais agradável de dirigir do que o da Fiat. O Mobi cumpre o esperado e seu motor tem mais dificuldade com as ladeiras e com alta velocidade, e vai precisar de um pouco de compreensão do motorista, por isso, veteranos do volante podem se frustrar com o desempenho nessas situações.
No quesito espaço interno, é preciso lembrar que os veículos ainda são subcompactos e, por isso, não são tão amplos quanto outras categorias maiores. No entanto, o Up! vence mais uma vez, pois, além de ser 6 centímetros maior que seu concorrente, com 3,62 metros, o entre-eixos também é maior, o que permitiu mais espaço no bagageiro e também para os ocupantes do banco de trás. O Mobi, por sua vez, tenta superar a falta de capacidade para as bagagens com um banco bipartido, que elimina uma vaga de passageiro que viaja atrás.
O acabamento do Mobi é muito parecido com seu irmão, o Uno, de onde foi inspirado. Com painéis de plástico texturizado e bancos com tecidos coloridos, ele fica atrás do Up!, que é muito mais versátil em suas divisões e com materiais de melhor qualidade. Entretanto, a falta de capricho do Mobi não compromete suas funções, refletindo apenas em sua aura charmosa.
Com freios ABS e airbags duplos de série, o carro da Volkswagen é o que possui melhor freio: a 80 quilômetros por hora, o Mobi precisa de mais de 26 metros para parar, enquanto que o Up! é capaz de parar completamente em pouco mais de 25 metros. A diferença é pouca, mas pode ser um fator decisivo na hora de colocar o freio em prática extrema, como em uma emergência. O Up!, ainda, foi o primeiro compacto brasileiro a conquistar a nota máxima nos testes de impacto da Latin NCAP, enquanto que a participação do Mobi nos testes ainda é esperada, com resultado semelhante ao seu irmão mais velho, o Uno, bem inferior ao Up!.
Comprar ou não comprar?
Conhecendo as características de cada automóvel com este comparativo, é possível tirar uma conclusão a respeito da compra. No entanto, quem ainda está na dúvida sobre qual é o preferido precisa levar em consideração o que está procurando.
A economia e o design moderno são dois itens presentes em ambos os modelos. O motor possibilita o baixo consumo de combustível, enquanto que o layout do tipo caixinha os torna até um pouco parecidos, embora o Mobi tenha o sofisticado acabamento em vidro na traseira nas versões mais desenvolvidas, um recurso que estava presente no Up! estrangeiro, mas que acabou faltando na versão brasileira, deixando-o um pouco menos elegante.
Se a ideia é optar por um carro com recursos de ponta e ainda economizar na hora de fazer o seguro auto para um veículo que é uma novidade no mercado, o Mobi é a escolha certa. Agora, se eficiência vai deixar o motorista satisfeito, a melhor aposta é no Up!, que, embora não tenha a mesma divulgação massiva do rival, faz um ótimo trabalho.
bemmaisseguro.com
https://guiaauto.bemmaisseguro.com/carros-pequenos/