Vaticano Informa que Papa Francisco Apresenta Quadro Clínico Complexo

O Vaticano divulgou, nesta segunda-feira (17), uma atualização sobre o estado de saúde do Papa Francisco. Segundo o boletim oficial, os resultados dos exames realizados nos últimos dias indicam que o pontífice, de 88 anos, está enfrentando uma infecção respiratória polimicrobiana, o que resultou em novos ajustes no tratamento médico.

“O quadro clínico do Santo Padre é complexo e exige uma internação adequada para o tratamento”, informou a nota da Santa Sé.

O Papa Francisco foi hospitalizado na última sexta-feira (14) no Policlínico Gemelli, em Roma, após complicações respiratórias devido à bronquite. Desde então, ele suspendeu todos os compromissos da sua agenda habitual. Em uma mensagem escrita, Francisco lamentou não poder estar com os fiéis: “Gostaria de estar entre vocês, mas como sabem, estou aqui no Policlínico Gemelli porque ainda preciso de tratamento para minha bronquite”, disse o pontífice.

Até o momento, o Vaticano confirmou apenas o cancelamento das atividades até segunda-feira (17). O Papa estava programado para visitar os estúdios de cinema Cinecittà, em Roma, para um encontro com artistas, como parte das celebrações do Ano Santo da Igreja Católica. Sua participação em compromissos futuros, incluindo sua audiência geral semanal na quarta-feira e a presidir a ordenação de diáconos no domingo, ainda está em dúvida, mas ambas as atividades permanecem na agenda oficial do Vaticano.

Em substituição ao pontífice, um cardeal presidiu a Missa do Jubileu dedicada aos artistas no último domingo, evento que o Papa não pôde comparecer devido ao seu estado de saúde.

Francisco, que assumiu a liderança da Igreja Católica em 2013, tem enfrentado diversos problemas de saúde nos últimos anos. Ele passou por cirurgias de colon e hérnia e utiliza cadeira de rodas devido a uma lesão no joelho. Apesar de sua saúde fragilizada, o Papa continua com uma agenda intensa, que tende a se acelerar à medida que a Páscoa se aproxima, em abril. Em março de 2023, o pontífice já havia sido hospitalizado por bronquites graves.

Gazeta Brasil

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Mundo
.