Em 2019 foram plantadas na Estância Turística de Presidente Epitácio, 15 mil mudas de árvores nativas na área urbana e mais de 5 mil na área rural. A informação é do jornalista Djalma Weffort, presidente da Apoena (Associação em Defesa do rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar).
O jornalista fez este anuncio durante o plantio de árvores da espécie ipê-roxo na vicinal Hélio Gomes, próximo ao Parque Municipal, ‘O Figueiral’.
De acordo ele, os maiores plantios foram feitos pela EGH Empreendimentos, com o plantio de mais de 8 mil árvores plantadas nos sistemas de lazer e área verde dos loteamentos Hosoume I e Hosoume II.
Em seguida, vem o Residencial Joia Ribeirinha da empresa Menezes & Rizzato Empreendimentos Imobiliários que implantou 5.600 mudas na zona Oeste da cidade. Os plantios foram executados pela Apoena.
A Prefeitura Municipal, por sua vez, plantou 600 mudas em áreas do Loteamento H, no Alto do Mirante, e Village Lagoinha, bem como mudas na Orla Fluvial, a exemplo dos 24 ipês-amarelos, recentemente implantados.
Foram efetivados, em parceria Apoena e Prefeitura, 270 mudas do Bosque da Cidade, no Pavilhão de Eventos, e 40 árvores, em implantação na rua Álvaro Coelho e ruas adjacentes.
Quantidades de árvores plantadas na área urbana
Bosque da Cidade – 270 mudas – parceria Prefeitura e Apoena
Álvaro Coelho e adjacências – 40 mudas – Apoena
Orla Fluvial – 124 mudas – Prefeitura
Loteamento H Alto do Mirante – 300 mudas – Prefeitura
Portal do Lago – 250 mudas – Apoena e Portal do Lago
Residencial Housome Epitácio I – 4.900 mudas – Apoena e EGH
Residencial Housome epitácio II – 3.200 mudas – Apoena e EGH
Residencial Joia Ribeirinha – 5.600 mudas – Apoena e JR
Village Lagoinha – 300 mudas – Prefeitura
Vicinal Hélio Gomes, próximo ao Figueiral – 20 mudas – Prefeitura e Apoena
*Com informações Djalma Weffort