A Prefeitura de Presidente Epitácio, por meio da Secretaria de Assistência Social já realizou a distribuição de cerca de 10 mil máscaras de proteção fácil para os munícipes, funcionários da saúde e todos os funcionários dos setores públicos.
OS EPIs (equipamento de proteção individual) foram confeccionados através terceirização e também contou a ajuda de vários voluntários que se colocaram a disposição para a produção. Em torno de R$31 mil reais, entre materiais e mão de obra, foram investidos para que essa ação pudesse acontecer.
A utilização da máscara, mesmo por pessoas que não tenham sintomas do novo coronavírus, é uma indicação da Organização Mundial da Saúde. Mas vale ressaltar que, as máscaras cirúrgicas e a N95, devem ser usadas apenas pelos profissionais da saúde, pois as mesmas estão em falta no mercado.
No município de Epitácio, o uso passou a ser obrigatório através do Decreto n° 3.740, como meio complementar de proteção ao COVID-19. Por isso, os munícipes não podem transitar sem o uso da máscara e os estabelecimentos comerciais não devem realizar o atendimento se o cliente não estiver portando o item de proteção.
As ações de distribuição foram realizadas em diversos locais do município, como nas filas dos bancos, onde concentra o maior fluxo de pessoas, nos ESFs, Núcleos de assistência social, Caps, Creas e vários outros lugares.
Para a população que ainda necessita da máscara de proteção facial, estão disponíveis para serem doadas aos munícipes em dois pontos, na Assistência Social e no Posto de Saúde.