BATAGUASSU| Clínica da Mulher “Helena Kubota” é inaugurada

Oferecer um atendimento especializado voltado ao público feminino. Com esse objetivo, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou ontem, dia 30 de outubro, às 18 horas (horário de Brasília), a Clínica da Mulher “Helena Kubota”.

“É uma obra que faz parte do Plano de Governo da nossa administração, um desejo antigo de poder oferecer um atendimento diferenciado e especializado, em um local apropriado e especial para a realização de exames de mamografia, ultrassom, tudo voltado as mulheres”, comentou o prefeito do município, Pedro Arlei Caravina (PSDB).
©DIVULGAÇÃO
O gestor, que é presidente da Assomasul frisou que anteriormente os serviços de especialidades médicas para o público feminino (consultas de ginecologista, por exemplo) eram realizados no Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Construída em uma área de 90.70 m², a Clínica da Mulher é composta de dois consultórios médicos, sala para acomodar o mamógrafo, recepção e sanitários com acessibilidade e está instalada aos fundos do Centro de Especialidades Médicas (rua Presidente Prudente, 284, centro). O investimento é na ordem de R$ 150 mil, recurso de Emenda Parlamentar concedida pela deputado federal Antonio Carlos Biffi e contrapartida do município.
A secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, lembrou sobre a dificuldade para a liberação de projetos de recursos federais, por meio do Requalifica. “No entanto, esse recurso saiu no momento certo. Estamos entregando esse prédio com características diferentes, usando a cor rosa simbolizando o sexo feminino e marcando o encerramento da nossa Campanha Outubro Rosa”, disse ela no ato.
Maria Angélica acrescentou que a partir de agora o município de Bataguassu trabalha para fortalecer o nascimento de uma nova sede de microrregional de saúde. “Já estamos discutindo vários procedimentos com os municípios vizinhos e oferecendo atendimentos na área de tomografia para pacientes de Anaurilândia, Santa Rita do Pardo e Brasilândia e a questão da saúde da mulher também entra como mais um atendimento que vamos oferecer a região para nos tornarmos efetivamente sede de microrregião”.
Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara de Vereadores de Bataguassu, Vanderley da Silva Bittencourt (Ley do Gás) destacou o compromisso da atual administração com a entrega de mais uma obra voltada a saúde local. “É uma administração que atua com serenidade, transparência e responsabilidade com o dinheiro público. A Câmara de Vereadores é parceria nas ações executadas pela administração em prol dos munícipes”.
Estiveram presentes na inauguração, o vice-prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo; os vereadores de Bataguassu, Dennis Thomazini, Júnior Batata e Maurício do XV.
Vereadores de Santa Rita do Pardo e Anaurilândia; e os secretários municipais de Saúde, Adeliza Abrami (Brasilândia), Edemir Palmeira – Pachú (Anaurilândia) e Silmara de Souza Braga (Santa Rita do Pardo) também estiveram presentes no ato assim como secretários, representantes de instituições e de órgãos públicos e servidores públicos de Bataguassu.
Homenagem
Na data, houve uma homenagem a “Helena Yoshiko Kubota”, funcionária pública e parteira nascida em 1933, que prestou relevantes serviços a saúde pública do município.
“Dona Helena” como era conhecida realizou mais de 180 partos no município (zona rural e urbana) e através da Lei nº 2.635/2019, de 25 de outubro de 2019 empresta seu nome para a unidade da Clínica da Mulher.
No ato, sua filha Amélia Kubota e demais familiares receberam uma placa de homenagem da atual administração. A indicação da denominação “Helena Kubota” para a Clínica da Mulher foi feita pelo vereador Júnior Batata.
Por: Bianca Lima

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Sem categoria
.