A temporada seca no Brasil central chegou ao fim, e os próximos dias serão marcados por chuva em grande parte do território nacional. No Centro-Oeste, a semana que se inicia trará precipitações significativas, especialmente em Mato Grosso e Goiás, onde algumas áreas podem registrar entre 100 mm e 150 mm de chuva ao longo dos próximos dias.
A chuva também deve alcançar Mato Grosso do Sul, com maior frequência em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
No Sudeste, a expectativa é de que a chuva atinja quase toda a região. As áreas com maior probabilidade de precipitação incluem o interior de São Paulo, o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas Gerais, enquanto o Leste de Minas, Norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo devem ter chuvas menos intensas. Segundo o site MetSul, a chuva será mais intensa na segunda metade da semana, especialmente na sexta-feira e no sábado.
Com temperaturas elevadas, a chuva no Sudeste e Centro-Oeste pode vir acompanhada de temporais, incluindo raios, granizo e vento forte em alguns locais.
No Sul, o Paraná deve receber os maiores volumes de chuva, especialmente no final da semana. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as precipitações serão menos intensas, com os maiores acumulados previstos para o oeste e norte do estado gaúcho.
Na Região Norte, as chuvas mais intensas são esperadas no Amazonas, principalmente nas áreas oeste e sul. O Sul do Pará, Acre e Rondônia também terão volumes significativos, enquanto no norte do Pará, nordeste do Amazonas, Roraima e Amapá, as precipitações devem ser mais escassas, especialmente no Amapá.
Por fim, no Nordeste, a chuva permanecerá limitada, com precipitação mais frequente no oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí. A previsão é de tempo seco para Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, com chuvas isoladas e muito sol.
Gazeta Brasil