O Ministério da Saúde atualizou o número de casos do novo coronavírus até esta terça-feira (17). De acordo com o governo federal, são 291 casos confirmados da COVID-19. Ontem eram 234.
O número de casos considerados suspeitos mais do quadruplicou. Agora são 8.819 ocorrências sob investigação, contra 2.064 do boletim de ontem. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Julio Croda, a diferença se explica por uma mudança de critério da pasta.
De acordo com Croda, o Ministério passou a considerar casos que não estavam sendo validados “muito provavelmente pela falta de capacidade dos estados de checar um a um”. “Melhor adotar a classificação automatizada para dar transparência ao número de casos notificados no nosso sistema”, afirmou o secretário.
São Paulo segue concentrando o maior número de casos, com 164 diagnósticos confirmados. Na sequência aparecem Rio de Janeiro (33) e Distrito Federal (21). A plataforma do Ministério da Saúde ainda não contempla o primeiro óbito relacionado ao novo coronavírus, registrado na capital paulista. Segundo as autoridades federais, isso ocorreu porque o caso ainda não teria sido registrado na plataforma digital do ministério.
Por CNN Brasil