O animal puxava uma carroça com cinco crianças na reserva indígena de Dourados, quando foi assutado por um cachorro e caiu. Moradores ajudaram a levantá-lo e acionaram o CCZ e o Conselho Tutelar.
Um cavalo que puxava uma carroça com cinco crianças na reserva indígena de Dourados foi socorrido por moradores do bairro Jardim Flórida, após assustar-se com um cachorro e cair na rua neste domingo (16). O animal estava debilitado e não conseguiu levantar.
O Conselho Tutelar foi chamado e levou os menores para casa. Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve no local e recolheu o cavalo, ele deve ficar no centro por 5 dias enquanto recebe cuidados.
Em Dourados não existe uma lei que proíbe o uso de animais para transporte de pessoas ou mercadorias, mas, a lei municipal 3180 estabelece punições para quem comete maus tratos, e nessa lei o CCZ se baseia para atender as denúncias na cidade.
Segundo o veterinário do CCZ de Dourados, Fernando Bastos, os animais precisam ter um acompanhamento sanitário e nutricional efetivo.
“Quem tem um animal, de estimação ou de trabalho precisa ter condição de mantê-lo saudável, respeitando os períodos de descanso. É preciso uma conscientização para que esse animal viva bem”.
A multa para quem comete o crime de maus tratos varia de, R$ 13,96 até R$ 139,60, em caso de reincidência o valor pode dobrar, e o dono corre o risco de perder a posse do animal. A associação “Amigos dos Animais’’ se prontificou a adotar o cavalo que foi recolhido.
Por G1MS e TV Morena — Campo Grande