Iniciada em Março de 2019, com destinação de recursos da Compensação Ambiental firmado por meio do Termo de Ajustamento de Conduta junto a Companhia Energética do Estado de São Paulo – Cesp e Ministérios Públicos Federais e Estaduais, a obra para construção do Centro de Hemodiálise do município de Presidente Epitácio se torna realidade dia após dia. Tal conquista é algo histórico para o município, haja vista, que desde 2012 existem tratativas para a instalação no município.
A Prefeitura municipal está adquirindo as Bancadas de reuso de capilares, equipamento destinado para a limpeza e desinfecção química dos capilares. O capilar é um tubo com dois compartimentos e com um feixe de fibras de celulose por onde circula o sangue.
Segundo Miqueias Alves, administrador da Santa Casa, todas as máquinas já foram instaladas e calibradas, além de estarem sendo limpas a cada 72 horas. De acordo com o administrador, no momento estão sendo instalados os aparelhos de ar condicionado e a revisão no piso multilayer de epóxi, sendo este piso recomendado pela ANVISA para áreas hospitalares que tem excelente resistência e durabilidade.
“A nossa meta é entregar o Centro de hemodiálise o mais breve possível para que possamos amenizar o sofrimento dos pacientes renais da nossa cidade, e também de outros municípios, que se submetem a longas horas de viagem, para diversas cidades, a fim de realizar o tratamento”, relata a Prefeita Cássia Furlan.
O Centro de Hemodiálise de Presidente Epitácio será composto de 20 cadeiras e poderá atender além dos pacientes renais de Presidente Epitácio, municípios do Extremo Oeste.