Chuva intensa e rajadas de vento de mais de 86km/h provocam estragos na região de Prudente

Prejuízos vão desde quedas de árvores ao destelhamento de residências em várias cidades do Oeste Paulista.

A tempestade na noite deste sábado (23) causou diversos estragos na região de Presidente Prudente (SP). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia a força do vento chegou a ter rajadas de mais de 86,4 km/h e, ao todo, foram 66 milímetros de chuva.

A intensidade do temporal, de acordo com um levantamento inicial do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, resultou em mais de 50 ocorrências de quedas de árvores em locais como centro, Vila Marcondes e outros bairros da cidade, sendo que algumas vias ficaram parcial ou totalmente obstruídas. Além disso, a rede elétrica foi danificada e diversos pontos do município ficaram sem o fornecimento de energia.

Já no Jardim São Sebastião, um posto de combustíveis teve sua cobertura e bombas danificadas pelo vento. Em um supermercado nas proximidades do bairro São Judas, o toldo foi totalmente arrancado durante a tempestade. No bairro Terras de Imoplan, diversas famílias tiveram suas casas destelhadas

Chuva provocou estragos em Presidente Prudente (SP) na noite deste sábado (23) — Foto: Cedida/Secom

Chuva provocou estragos em Presidente Prudente (SP) na noite deste sábado (23) — Foto: Cedida/Secom

Equipes da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e das secretarias municipais, com o apoio do Corpo de Bombeiros, realizam neste domingo (24) uma força tarefa pela cidade contabilizando os prejuízos.

Chuva provocou estragos em Presidente Prudente (SP) na noite deste sábado (23) — Foto: Cedida/Secom

Chuva provocou estragos em Presidente Prudente (SP) na noite deste sábado (23) — Foto: Cedida/Secom

Pela região, as rajadas de vento aliadas ao temporal também provocaram estragos. Em Regente Feijó (SP), casas foram destelhadas e o Terminal Rodoviário do município teve parte da cobertura danificada.

No município de Rosana (SP) choveu granizo. No assentamento XV de Novembro telhados de várias casas foram danificados e foram registradas quedas de árvores e de torres de alta tensão.

Em Euclides da Cunha Paulista (SP), segundo informações da prefeitura, foi decretada pela terceira vez, em menos de 20 dias, situação de emergência devido os estragos causados pelo temporal de ontem à noite. Segundo o município, casas foram destelhadas, árvores caíram e o fornecimento de energia e água foram interrompidos. Equipes da Defesa Civil da cidade estão fazendo o levantamento dos prejuízos.

Chuva provocou estragos em Presidente Prudente (SP) na noite deste sábado (23) — Foto: Cedida/Fernando Barbosa

Chuva provocou estragos em Presidente Prudente (SP) na noite deste sábado (23) — Foto: Cedida/Fernando Barbosa

Energisa

 

Em nota, a concessionária Energisa Sul-Sudeste, que é responsável pela distribuição de energia elétrica em 24 cidades da região de Presidente Prudente, informou que equipes estão trabalhando desde a noite deste sábado com o objetivo de normalizarem o fornecimento de energia nos municípios da região que foram afetados pela tempestade.

Segundo a empresa, as equipes acompanhavam em estado de alerta a proximidade do temporal e acionaram o seu plano de contingência, com funcionários de campo, operadores e atendentes de prontidão. A intensa tempestade teve início por volta das 22h20 deste sábado, com ventos e chuva fortes, sendo que mais de 12 mil raios atingiram a região.

No momento do temporal, cerca de 26 mil clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido. Entre os municípios mais afetados estavam Presidente Prudente, Osvaldo Cruz e Regente Feijó.

Na manhã deste domingo, de acordo com a concessionária, 90% dos clientes atingidos na região já estavam com a energia normalizada.

Os trabalhos seguirão ao longo do dia nas localidades em que os reparos demandam maquinários pesados para remoção de árvores e troca de postes. A manutenção corretiva, nas áreas urbanas e rurais, cujas redes foram danificadas por galhos, telhas, estruturas metálicas e outros objetos que foram arremessados pela força do vento também segue sendo realizada.

A Energisa reforçou que se coloca à disposição de seus clientes que, em caso de necessidades, podem acionar a empresa pelos seguintes canais de atendimento:

• Aplicativo para celular Energisa On;

• Gisa – (18) 99120-3365 (assistente virtual da Energisa pelo WhatsApp)

Site

• Call center – 0800 70 10 326

Elektro

 

A concessionária Elektro, que é responsável pelo fornecimento de energia na região do Pontal do Paranapanema, informou que a tempestade provocou danos na rede elétrica em vários pontos das cidades de Teodoro Sampaio, Rosana e Euclides da Cunha Paulista.

Em nota, a empresa disse que intensificou o número de equipes na recomposição de cabos partidos e na implantação de postes. A Elektro reforçou que a população deve ter cuidados com os fios soltos e pediu a colaboração dos clientes até a conclusão dos reparos.

Por G1

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Sem categoria
.