Na manhã deste sábado (01) o prefeito Jorge Duran convocou a imprensa para esclarecer as ações do município no combate a dengue. Ao lado do secretário municipal de saúde, Fernando Hamada, e da chefe do setor de vigilância epidemiológica, Lydiana Prieto, o prefeito anunciou que foram confirmados 132 casos da doença neste ano em Presidente Venceslau.
O prefeito destacou que o número de casos de dengue aumentou em todo o país neste ano, mas que é necessário a população venceslauense trabalhar em conjunto com o munícipio no combate do mosquito transmissor para reduzir as estatísticas de casos na cidade.
“Desde o final do ano passado já começamos a monitorar a dengue e um trabalho muito forte de visitação dos agentes comunitários de saúde foi feito em residências da cidade. Foram encontrados muitos focos do criadouro do mosquito, mas a população precisa entrar no combate vistoriando diariamente os quintais”, disse o prefeito.
Multa para quem não limpar os quintais
Durante a coletiva, o prefeito Duran afirmou que vai para o plenário da Câmara Municipal na próxima segunda-feira (03), uma proposta para alterar a Lei que regulamenta a aplicação de multa para donos de terrenos em que forem encontrados focos de criadouros da dengue.
“Hoje a Lei diz que a partir do momento em que o agente de saúde encontrar o foco de criadouro da dengue no quintal o proprietário tem o prazo de 10 dias para fazer a limpeza, e vamos reduzir esse prazo para até 24 horas. A medida é importante já que em 10 dias é tempo suficiente para a procriação de vários mosquitos”, afirmou o prefeito.
A multa mínima será de R$ 471,00 (quatrocentos e setenta e um reais) para cada foco de dengue encontrado no quintal.
“A população pode denunciar na prefeitura quintais que estejam com focos que vamos fazer a fiscalização, e isso vale também para os terrenos que são de responsabilidade do município”, disse Duran.
Ele alertou que a população precisa ter consciência e evitar descartar na rua lixos como copos descartáveis, garrafas e outros.
Estado de emergência
Na última semana o prefeito Jorge Duran decretou o estado emergencial em função dos casos da dengue. A medida possibilita gastos adicionais para combater a doença. Uma das ações é a contratação em processo seletivo de 30 pessoas para atuação em serviços braçais de combate a dengue.
“Teremos o processo seletivo já nesta semana e vamos contratar 30 pessoas para atuar em até 90 dias nas ações de limpeza e fiscalização de terrenos com focos da doença”, falou Duran.
Ele destacou ainda o trabalho de nebulização com o veneno enviado pelo Governo do Estado de São Paulo. “Foram 20 litros de veneno enviados para Venceslau, e aguardamos uma nova remessa do produto para esta semana. É importante dizer que o município não pode comprar o veneno, existe o monopólio da Anvisa e Ministério da Saúde para aquisição do produto e eles fazem o repasse para os municípios”, explicou.
Portal Bueno