A Petrobras autorizou as empreiteiras Odebrecht, Andrade Gutierrez e UTC Engenharia a disputar novamente licitações de seus projetos. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.
As construtoras estavam proibidas de participar de concorrências da Petrobras, desde que a Lava Jato revelou o esquema bilionário de corrupção envolvendo diretores da Petrobras, construtoras e políticos.
De acordo com o jornal, a Petrobras justificou a liberação das três empreiteiras, afirmando que as empresas brasileiras estão “mais familiarizadas” que as estrangeiras com as demandas e necessidades dos seus projetos.
“Toda e qualquer empresa interessada em iniciar, manter ou restabelecer relacionamento com a Petrobras deve demonstrar conformidade ao Programa de Compliance da Petrobras”, informou a Petrobras em nota ao jornal.
A Petrobras também explicou que as empreiteiras devem assumir o compromisso de cumprir “as leis anticorrupção e as políticas, procedimentos e regras de integridade aplicáveis, bem como estar livre de quaisquer sanções impeditivas”.
Gazeta Brasil