O Espaço Criança realizou pela primeira vez em seus 27 anos de serviço, a estreia do filme-documentário “Guadalupe, uma imagem viva”. Realizada por crianças, voluntários e pessoas da comunidade, a produção expôs os mistérios e curiosidades envolvendo a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe que se estampou milagrosamente no manto do índio Juan Diego.
Esta história que remonta o século XVI é o cume do encontro entre as culturas europeia e indígena da mesoamérica. Tratar do tema “Guadalupe” é conhecer de forma mais profunda as raízes da cultura latino-americana alicerçada na tradição dos povos originários das américas e transformadas pela influencia ocidental.
Segundo Dagoberto Ramos, diretor do documentário, licenciado em artes visuais pela Universidade de Presidente Epitácio, a visão transcendental é fundamental para o desenvolvimento humano, além de conter elementos que possibilitam canalizar sentimentos e emoções superando a realidade puramente material, a religião pode transformar socialmente o indivíduo potencializando suas virtudes.
Neste sentido, a proposta do projeto contou com a participação de religiosos que contribuíram para o aprofundamento do tema. Muitas pessoas que prestigiaram e assistiram ao documentário, se emocionaram com a singeleza, a profundidade e a espiritualidade envolvida na história de Guadalupe.
Irmão Evandro, atual diretor do Espaço Criança, em nome dos Religiosos Somascos, externa seu agradecimento a todos que colaboraram na realização de um projeto tão inovador e evangelizador capaz de levar uma mensagem de paz e sabedoria neste tempo tão especial em que celebramos o nascimento de Jesus.