Nesta quinta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a Prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio, realizaram a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo demográfico que começa em agosto de 2020.
No encontro foram discutidas a metodologia e outras questões relacionadas à execução do mapeamento populacional no município.
O Censo, realizado a cada 10 anos, é fundamental para identificar o perfil sócio-econômico dos brasileiros, e as características de cada cidade e estado, frisa a coordenadora do Censo do IBGE Maria Angela Montini.
“Cada cidade vai poder se conhecer e planejar melhor o futuro. Por isso, é essencial a contribuição de todos os envolvidos para atualização da base territorial, divulgação dos processos seletivos e apoio durante a coleta”, disse a coordenadora.
O período regular do Censo 2020 começará em agosto e terminará em outubro do mesmo ano. Em Epitácio, haverá processo seletivo para a contratação de 40 recenseadores (Ensino Fundamental), 6 agentes censitários supervisores (Ensino Médio).
A seleção ocorrerá entre os meses de fevereiro e março. Os vencimentos serão entre R$ 1.700 e R$ 2.000, com os recenseadores ganhando por produtividade.
A primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2020 contou com a participação da prefeita Cássia Furlan, representantes da Secretaria da Educação, diretores escolares, assessoria de imprensa da Prefeitura e membros da sociedade civil.