O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) inscreve até dia 10 de novembro para o processo seletivo para cursos técnicos gratuitos. Para o primeiro semestre de 2020 são oferecidas quase seis mil vagas em 35 câmpus distribuídos em 34 cidades paulistas. No Câmpus Presidente Epitácio são 200 vagas.
O Câmpus Presidente Epitácio oferece 120 vagas para o curso Técnico em Administração, Edificações e Eletrotécnica nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio. Já na modalidade integrado ao ensino médio são oferecidas 80 vagas, sendo 40 para Informática e 40 para Mecatrônica. O Câmpus fica na rua José Ramos Júnior, nº 27-50, Jardim Tropical.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 10 de novembro. Para se inscrever, o candidato deve criar um cadastro no portal https://processoseletivo.ifsp.edu.br e preencher o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico São oferecidos cursos em três modalidades diferentes: 1) curso técnico integrado ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino fundamental. Ele cursará o ensino médio e o técnico no IFSP; 2) curso técnico concomitante ao ensino médio: o candidato deve estar matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP; 3) curso técnico subsequente ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino médio. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP.
Não há provas! Assim como nas edições anteriores, a seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar.
Aqui no IFSP há oportunidade para todos, para quem está terminando o ensino fundamental ou para quem concluiu o ensino médio há muitos anos. Não há limite de idade para estudar no IFSP.
O IFSP conta, em todos os câmpus, com um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), responsável por realizar o acolhimento, o atendimento e o acompanhamento de estudantes com necessidades em todos os aspectos, do psicossocial ao pedagógico, além de fomentar ações coletivas, como palestras e capacitações, para sensibilizar toda a comunidade acadêmica sobre a diversidade e a inclusão.
Outros dois núcleos são de extrema importância dentro da Instituição. O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) promovem debates e campanhas de forma a banir e evitar quaisquer situações de violência e de discriminação dentro da Instituição e pela comunidade do IFSP.
Nosso trabalho é garantir o ingresso, a permanência e o êxito dos nossos alunos, de modo que a passagem pelo Instituto Federal de São Paulo os ajude a conquistar tudo o que quiserem.
Câmpus – As quase seis mil vagas estão distribuídas nas seguintes cidades paulistas: Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Miguel Paulista, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga.
Histórico de estrangeiros — Candidatos (brasileiros ou estrangeiros) que cursaram o ensino fundamental e/ou médio no exterior deverão incluir as notas de Matemática e Língua Oficial escolar. O documento comprobatório de escolaridade anexado deverá ser apresentado por meio de atestado emitido por órgão oficial brasileiro, como a Secretaria de Estado da Educação.
Nome social – Em consonância com a Portaria IFSP n°2.102, de 13 de maio de 2014, o Instituto Federal de São Paulo assegura ao candidato transgênero o direito de ser tratado pelo gênero e pelo nome social ao ingressar na instituição.
O IFSP
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação. Está presente em 34 cidades do estado de São PaUlo com objetivo de oferecer educação profissional e tecnológica em todos os níveis, a fim de contribuir para a inserção social, a formação integradora e a produção do conhecimento.
Hoje, cerca de 47 mil alunos estão matriculados nos cursos técnicos presenciais e a distância, nos cursos superiores, nos cursos de pós-graduação e na Formação Inicial e Continuada (FIC).
Uma das grandes preocupações do IFSP é garantir a constante atualização dos seus servidores, dos currículos e dos ambientes educacionais, para que proporcionem aos alunos uma formação diferenciada, fazendo com que sejam reconhecidos pelo mercado de trabalho e pela sociedade.
A educação profissional proporciona aos estudantes a entrada ou recolocação no mercado de trabalho logo no início dos cursos, o que provoca uma ascensão social na família do aluno, resultando num estímulo para a continuidade dos estudos.
Assim, os alunos trabalharão para o desenvolvimento da cultura, do empreendedorismo e cooperativismo, participando também do desenvolvimento socioeconômico da região de influência de cada câmpus, da pesquisa aplicada destinada à elevação do potencial das atividades produtivas locais e da democratização do conhecimento à comunidade em todas as suas representações.
Saiba mais sobre o IFSP em www.ifsp.edu.br.