Considerando que o abandono de veículo em vias públicas traz grandes prejuízos à segurança e fluidez do trânsito, bem como à saúde pública e ao meio ambiente, mais de 100 carros serão recolhidos a partir de hoje, terça-feira dia 19, pela Prefeitura Municipal por meio do Departamento de Trânsito do município e em parceira com o DETRAN.
O Decreto municipal n°3.466 prevê que os veículos automotores que apresentem sinais evidentes de abandono deverão ser removidos por seus proprietários ou responsáveis, sob pena de caracterizar infração grave e aplicação de multa pecuniária.
Segundo Almir Góis, responsável pelo Departamento de Trânsito, todos os 111 veículos que estão parados no município, já foram notificados aos seus proprietários, a maioria, desde o final do ano passado, sendo o próximo passo o recolhimento para o espaço designado.
Caso o veículo removido não seja reclamado por seu proprietário ou responsável, dentro do prazo estabelecido, será submetido a leilão pelo DETRAN, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. O veículo será previamente avaliado pela Administração para fixação do preço mínimo, cuja receita obtida será destinada aos cofres públicos, com vistas ao ressarcimento das despesas realizadas.