Serão levadas a partir da madrugada, aos estados, vacinas da AstraZeneca, Coronavac e Pfizer
O Ministério da Saúde anunciou a distribuição, a partir da madrugada desta terça-feira (18), de mais 6,4 milhões de doses: 4,7 milhões da AstraZeneca, 1,08 milhão da Coronavac e 647 mil doses da vacina da Pfizer.
Nessa distribuição, as doses do Butantan são destinadas à aplicação da segunda dose, de acordo com as solicitações apresentadas por 12 estados. Outros 15 estados sem pendências em relação à Coronavac foram atendidos com doses da AstraZeneca/Fiocruz para compensação.
Já as vacinas da Pfizer são destinadas para a primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, e pessoas com deficiência permanente. O novo lote da vacina da Fiocruz é destinado para segunda dose de idosos entre 60 e 69 anos.
A estratégia de distribuição é revisada semanalmente em reuniões entre União, estados e municipais, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios.
O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina do Butantan e 12 semanas para a da Fiocruz e da Pfizer.
O Ministério da Saúde reforça para que a população tome a segunda dose da vacina Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, assegurando a proteção adequada contra a doença. Em relação a gestantes e puérperas, a pasta ressalta que a vacinação deverá prosseguir, no momento, apenas em mulheres com comorbidades e com as vacinas do Butantan ou da Pfizer.
Quase 90 milhões de doses
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, já foram destinadas a todas as Unidades Federativas mais de 89,4 milhões de doses de imunizantes – 8,7 milhões somente nos últimos sete dias.
Até 16 de maio, mais de 52,7 milhões de doses já foram aplicadas. O andamento da vacinação no país pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS.
Diário do Poder