Sebastião Matos Lima, tinha 74 anos e estava internado no Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças
Faleceu hoje o empresário Sebastião Matos Lima, aos 74 anos. “Tião Lima”, como era popularmente conhecido, está sendo velado na Loja Maçônica Cassia Ribeirinha, em Presidente Epitácio, e a cremação está agendada para ocorrer às 8h30 de amanhã, pela Funerária Interplan.
Sebastião estava internado no Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, onde faleceu.
Durante sua trajetória, o empresário ocupou lugar de destaque na sociedade e na política epitaciana, sendo eleito vereador, presidente do Rotary Clube, presidente da Guarda Mirim, presidente do Diretório Municipal do PMDB e, posteriormente do PSDB.
No setor de comunicação, teve um papel importante quando foi proprietário do jornal “A Fronteira”, entre os anos de 1983 e 2005, além de diretor da Rádio Vale AM 1560.
Sebastião ainda foi provedor da Santa Casa de Presidente Epitácio, vice-prefeito, sócio-presidente da Marina Porto Príncipe – Esportes Náuticos, atuou no ramo de empreendimentos imobiliários, como diretor da Beira-Rio Empreendimentos Imobiliários e dedicou boa parte da sua vida ao trabalho maçônico.
Arquivo pessoal – As três gerações de maçons: Sebastião, o primogênito André e neto Thiago Freire Lima
Vida pessoal
Sebastião nasceu em Andradina, no dia 6 de junho de 1946. Filho de Aleth Matos Lima e Sebastiao Oliveira Lima, cresceu em Campinas, onde se consagrou como aviador e tornou-se presidente do aeroclube da cidade.
Chegou a Presidente Epitácio no final da década de 60, ao lado de sua esposa, Ana Maria Ferraz Lima, professora, e o primogênito, André.
A vinda para o interior foi com a ideia de passarem uma temporada de trabalho. Porém, com o passar do tempo as oportunidades surgiram, onde ele se tornou gerente, da empresa de Navegação Fluvial Moura Andrade LTDA, que explorava o transporte fluvial de passageiros e cargas – madeira e gado.
A partir daí, constituíram a família, composta por cinco filhos: André (cirurgião dentista), Juliano (publicitário – in memorian), Thiago (veterinário), Guilherme (cirurgião plástico) e Ana Carolina (advogada).
Arquivo pessoal – Sebastião constituiu a família em Presidente Epitácio
Ficam as lembranças
O neto do empresário, o cirurgião bucomaxilofacial, Thiago Freire Lima, recorda-se com carinho das lembranças do avô.
“Lembro quando eu fui morar fora pela primeira vez, aos 14 anos, [e ele] me disse: ‘meu neto, se você estudar pra valer, ou se ficar só na farra e festando, o tempo vai passar da mesma maneira, só que lá na frente você vai se arrepender de ter desperdiçado seu tempo’. E quando me formei [disse]: ‘meu neto, agora você tem a chave do sucesso, encontre a fechadura certa’”.
Thiago afirma que levará para sempre “os mais sinceros e valiosos sentimentos. Espero poder ser para meus filhos e netos ao menos metade do que que é para mim”.