Pnad: Pela 1º vez, índice de crianças no ensino fundamental fica abaixo da meta no Brasil

Pela primeira vez em oito anos, o Brasil não atingiu a meta estabelecida de ter 95% das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos matriculadas no ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), faixa etária considerada adequada para essa etapa educacional.

Conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) Educação, divulgada nesta pelo IBGE, em 2023 o país registrou um índice de 94,6% da população dessa faixa etária frequentando o ensino fundamental.

Esse é o menor percentual desde o início da série histórica da Pnad Educação, em 2016. O relatório da pesquisa sinaliza uma preocupação com essa queda, observando que houve uma diminuição no número de crianças matriculadas na etapa adequada em todas as regiões do país, com exceção do Norte.

“A análise da série desse indicador mostra que sua estimativa registrava percentual superior a 95% de 2016 até 2022, entretanto, com essa retração ao menor nível da série (em 2023), o indicador passou a ficar abaixo da meta preconizada pelo PNE [Plano Nacional de Educação]”, sustenta o documento.

O ápice desse indicador foi alcançado em 2018, quando 97,4% das crianças e adolescentes dessa faixa etária estavam matriculadas no ensino fundamental. A partir desse ano, a proporção começou a declinar. Outro estudo também alertou para os desafios relacionados à frequência escolar nessa etapa educacional.

Dados apontam que 48% dos estudantes brasileiros não conseguem completar o ensino fundamental na idade apropriada, ou seja, até os 15 anos. Essa dificuldade em concluir a trajetória regular nessa etapa educacional está relacionada a diversos pontos, incluindo reprovação, evasão ou abandono escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Brasil
.