O óbito ocorreu na manhã desta quarta-feira, 12
Na manhã desta quarta-feira, 12 de junho, o Cb PM Lincoln Clarindo dos Santos tirou a própria vida, com um tiro na cabeça, na sede da 3ª Cia da Polícia Militar Rodoviária de Assis, especificamente no prédio que fica aos fundos da Base Operacional, onde funciona a parte administrativa.
Segundo informações, o policial apresentava problemas de saúde e estava trabalhando interno na Cia, com restrição do uso da própria arma, que lhe foi retirada. Consta que ele apropriou-se de uma pistola que encontrou e cometeu o suicídio, sem que ninguém tivesse a chance de evitar.
O cabo integrava a equipe TOR – Tático Ostensivo Rodoviário, da qual foi afastado, justamente por apresentar problemas de ordem psicológica (depressão).
Casado, e residente em Tarumã, o policial deixa uma filha pequena, com cerca de 5 anos.
Suicídios são causa de grande preocupação mundial. No site do Ministério da Saúde há um texto que alerta sobre essa decisão extrema, de quem já não consegue controlar seu desespero, sua desesperança. Abaixo, parte do texto:
Suicídio: sinais de alerta para saber agir e prevenir
Os sinais de alerta descritos abaixo não devem ser considerados isoladamente. Não há uma “receita” para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida, nem se tem algum tipo de tendência suicida. Entretanto, um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais, que devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos desses sinais se manifestam ao mesmo tempo
O aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas.
Essas manifestações não devem ser interpretadas como ameaças nem como chantagens emocionais, mas sim como avisos de alerta para um risco real.
Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança.
As pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão negativa de sua vida e futuro. Essas ideias podem estar expressas de forma escrita, verbal ou por meio de desenhos
Expressão de ideias ou de intenções suicidas.
Fiquem atentos para os comentários abaixo. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes são ignorados:
“Vou desaparecer.”
“Vou deixar vocês em paz.”
“Eu queria poder dormir e nunca mais acordar.”
“É inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar.”
Isolamento
As pessoas com pensamentos suicidas podem se isolar, não atendendo a telefonemas, interagindo menos nas redes sociais, ficando em casa ou fechadas em seus quartos, reduzindo ou cancelando todas as atividades sociais, principalmente aquelas que costumavam e gostavam de fazer.
Abordagem Notícias