A obra do Centro de Hemodiálise de Presidente Epitácio segue a todo vapor. De acordo com o engenheiro responsável técnico pela fiscalização da construção, Felipe Domenice, cerca de 20% da estrutura já está concluída.
Segundo o engenheiro, a obra esta na fase de estruturação e alvenaria. A fundação já foi completada. “Agora estamos finalizando as lajes para receber a concretagem”, disse Dominice.
De acordo com ele, as próximas etapas são: concretagem, revestimentos, pisos, instalações elétricas, hidráulicas, esquadrias, pintura, cobertura e paisagismo.
O Centro de Hemodiálise de Presidente Epitácio será composto de 20 cadeiras que já estão cadastradas no Estado, poderá se tornar referência para atender os pacientes de Epitácio, e de municípios do Extremo Oeste.
Atualmente, 30 pacientes renais crônicos de Epitácio, realizam hemodiálises de segunda a sexta-feira, nas cidades de Presidente Prudente, Dracena e Ilha Solteira.
Para a prefeita de Epitácio, Cássia Furlan, a construção do Centro de Hemodiálise é algo histórico para o município. “Quem faz hemodiálise normalmente faz três sessões por semana, sessões de quatro horas. É muito sofrimento, o paciente ter que se deslocar de Epitácio”, declarou a prefeita Cássia Furlan.
A obra orçada em R$ 1.639.900,97 é construída pela empresa Moreno & Cia Construção Civil Ltda. ME, vencedora do processo licitatório. O prédio fica no terreno ao lado da Irmandade Santa Casa de Misericórdia.
A destinação de recursos para a construção partiu da Compensação Ambiental firmado por meio do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) junto a Cesp (Companhia Energética do Estado de São Paulo) e Ministérios Públicos Federal e Estadual, e Caixa Federal.