Se o tempo é importante, na área da saúde tem valor inquestionável. E quando se trata de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), tempo perdido representa aumento de riscos.
É justamente pelo atendimento rápido e efetivo, e para diminuir as chances de sequelas do paciente, que profissionais que atuam no Centro de Saúde II, em Presidente Epitácio, passaram por um aprimoramento no atendimento, intitulado Protocolo AVC: ‘Onde estamos e onde podemos chegar? Treinamento para Atenção Primária’.
A capacitação foi iniciativa do médico neurologista Bruno Gonzales Miniello.
Durante a palestra o médico reforçou a promoção da assistência integrada ao enfrentamento à doença. “É preciso integrar todos os indivíduos da rede assistencial e mostrar a importância que cada um tem para que a engrenagem funcione. O atendimento estruturado e capacitado para lidar com o AVC contribui para a melhoria clínica dos pacientes”, diz o médico.
De acordo com ele, quanto mais rápido as equipes de saúde agir, mais aumentam as chances de recuperação do AVC. “Há pouco tempo para essa ação, e por isso o atendimento rápido e capacitado é fundamental.”, atesta o médico.
Segundo o secretário de saúde de Epitácio, Miquéias Alves de Oliveira, a capacitação é de grande valia, para que os profissionais possam obter um olhar técnico para recepcionar e detectar precocemente um paciente com sintomas de AVC. “Os servidores serão multiplicadores das informações repassadas pelo doutor Bruno. Essa oportunidade faz parte do processo de amadurecimento de protocolos para lidarmos com o AVC. É muito importante que os profissionais da saúde estejam capacitados para reconhecer os sinais e sintomas da doença”, disse o secretário.
O próximo passo será o treinamento para médicos e funcionários do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio, e posteriormente para os funcionários dos ESFs (Estratégia Saúde da Família).