Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, conhecido como Frente de Trabalho, atingirá 16 municípios da região de Presidente Prudente
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico anunciou que, a partir de agosto de 2019, criará cerca de 800 vagas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, conhecido como Frente de Trabalho, e atingirá 16 municípios da região de Presidente Prudente. A iniciativa atende o pleito dos prefeitos da região, todos articulados pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), para gerar mais emprego para a população.
O anúncio foi feito ontem, durante reunião que o parlamentar organizou entre a secretária estadual, Patrícia Ellen, e sua equipe técnica com prefeitos e lideranças da região para tratar de ações para fomentar a qualificação profissional, acesso a créditos, formalização e acesso ao mercado de inovação para os empreendedores.
Bragato afirmou que busca junto ao Governo do Estado levar para a região uma série de iniciativas voltadas à geração e manutenção de empregos em atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais. “Essa é uma das prioridades do meu mandato: geração de emprego. O programa ‘Frente de Trabalho’ é uma das alternativas que possibilitará aos cidadãos desempregados se realocarem no mercado”, destacou.
Atividades
O bolsista do Frente de Trabalho permanece no programa por até nove meses, com jornada de atividades de até seis horas diárias, quatro dias por semana. No quinto dia, ele faz um curso de qualificação profissional ou alfabetização. Os participantes recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 210, crédito para a compra de alimentos no valor de R$ 86 e seguro de acidentes pessoais. Eles prestam serviços de interesse local (quatro dias da semana – seis horas por dia) e frequentam o curso de qualificação profissional, um dia por semana. Ao todo, são 150 horas de capacitação.
O público-alvo do programa é composto por trabalhadores de todo o Estado desempregados há no mínimo um ano, maiores de 17 anos e residentes há pelo menos dois anos no território paulista. Os interessados pelas vagas de emprego podem se cadastrar pessoalmente nos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) espalhados pelo Estado ou acessar o site: https://www.empregasaopaulo.sp.gov.br/imoweb/ ou https://empregabrasil.mte.gov.br
Nesta primeira etapa, serão contemplados os municípios de Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Caiuá, Flórida Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Osvaldo Cruz, Piquerobi, Presidente Epitácio, Santo Anastácio, Santo Expedito e Teodoro Sampaio.