Em busca de solução para a reativação da ferrovia em Presidente Prudente, a União das Entidades de Presidente Prudente e Região – Uepp entregou um ofício aos representantes comerciais da Rumo, na manhã desta sexta-feira, dia 27, durante uma reunião em um hotel no Centro, com propostas que incluem a implantação de ramal para reinserção de Presidente Prudente à Malha Paulista e a instalação de transporte em Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e trem turístico no município.
Conforme o documento, a região do Oeste Paulista poderia ser contemplada com a implantação de um ramal ferroviário de bitola larga entre a Parapuã (trecho do ramal de Jaú) até Presidente Prudente, em uma extensão de 74 quilômetros em via paralela com a Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), trazendo grande movimentação de carga neste trecho.
Para a entidade, a região também teria muito a crescer com esta medida, já que completaria os modais já existentes (aéreo, hidroviário e rodoviário), em interligação com a BR Distribuidora, Ceagesp e o Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, que em breve contará com um posto de alfândega e Porto Seco, ambos equipamentos contemplados em seu projeto de edificação da nova sede da Delegacia da Receita Federal.
A Uepp salientou a recuperação de um pequeno trecho da ferrovia sorocabana entre Regente Feijó x Presidente Prudente x Álvares Machado para a instalação de um VLT.
“Apesar do eixo da antiga linha da Sorocabana ter limitações em planta e em perfil que impactam o tráfego de composições pesadas, com pouco investimento, poderia ser operada por estrutura menor e moderna, construída sob medida, como é o VLT”, explicou o presidente da Uepp, Marcos Lucas.
A ideia é que uma vez instalado e em uso, cidades vizinhas poderiam construir terminais em seu espaço urbano para atender alta demanda de transporte público pela via perimetral, transportando alta demanda de trabalhadores.
“Prudente oferece mão de obra, empregos e renda a pessoas das cidades circunvizinhas, portanto, um trem turístico poderia ser implantado pela iniciativa privada para alavancar o segmento, que tem muito potencial na região”, destacou Marcos Lucas.
Representada por Bruno Madalena e Luiz Paulo Freiman, a proposta será enviada para análise técnica interna da Rumo, e posteriormente, será agendada reunião com a Uepp para apresentação da viabilidade.
O que é VLT?
VLT é um trem urbano menor, bem mais leve que o metrô e transporta grandes contingentes populacionais, geralmente de maneira integrada a outros modais de transporte.
É como se fosse um ônibus sobre trilhos, que já é comum como transporte público em outros países. Dentre as vantagens, não se submete ao trânsito, é financeiramente econômico aos usuários e produz menos poluição.
Rumo
O G1 solicitou um posicionamento sobre o assunto para a Rumo, concessionária responsável pela ferrovia na região de Presidente Prudente, e a empresa enviou a seguinte nota:
“A concessionária recebeu o ofício e irá analisar as reivindicações do documento. Em relação ao transporte ferroviário de cargas em Presidente Prudente, todas as alternativas foram apresentadas de acordo com as distâncias de origem e destino, obedecendo os termos indicados dentro do teto tarifário homologado pela agência. Até o momento, a empresa não recebeu nenhuma proposta comercialmente viável”.
Com informações: G1 Prudente