Diagnóstico depende do Instituto Adolpho Lutz. Profissionais da saúde passarão por capacitação para receber orientações sobre as ações de combate à doença.
A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) recebeu na tarde desta segunda-feira (2) a notificação de mais dois casos suspeitos de sarampo, em Presidente Prudente (SP), que aguardam resultados de exames junto ao Instituto Adolpho Lutz (IAL).
Com a atualização da VEM, o total passa para 12 casos suspeitos da doença que estão à espera de resultados do IAL.
Segundo o órgão municipal, a cidade contabiliza até o momento 17 notificações. Além dos 12 casos suspeitos em aberto, já houve a confirmação de dois registros positivos importados de São Paulo (SP) e outros três negativos.
De acordo com a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, todas as ações de controle da doença já foram realizadas, como bloqueio vacinal nas pessoas de convívio próximo destas duas novas notificações.
A Secretaria Municipal de Saúde realizará uma capacitação nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro Cultural Matarazzo, para médicos e enfermeiros da Prefeitura, a partir das 19h, com o objetivo de orientar os profissionais sobre as ações de combate ao sarampo.
“É importante que os profissionais estejam atentos aos sinais e sintomas da doença”, alerta a supervisora do órgão.