Rumo promete estudo de projetos em reunião remota com a UEPP

Empresa deverá apresentar, nas próximas semanas, prazos para estudo de inserção do ramal Parapuã x Prudente; e VLT entre PP, Regente e Machado

Agendada na véspera, a concessionária Rumo convidou a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) para uma reunião remota na manhã desta terça-feira. Entre os compromissos firmados pela empresa na ocasião, está o de apresentar, nas próximas semanas, prazos para estudo de inserção do ramal Parapuã x Presidente Prudente e VLT (veículo leve sobre trilhos e trem turístico) entre Prudente, Regente Feijó e Álvares Machado.

Isso porque, na última reunião, em dezembro de 2019, a UEPP entregou duas propostas para a Rumo: implantação de um ramal ferroviário de bitola larga entre a Parapuã (trecho do ramal de Jaú) até Prudente ou a recuperação do trecho de Regente Feijó x Prudente x Álvares Machado; e instalação de transporte em VLT entre o perímetro urbano de Prudente e ligação entre Prudente x Regente Feijó x Álvares Machado.

Eudis frisou que é preciso ser feito um estudo de engenharia para viabilidade da implantação do ramal sugerido. “A partir do estudo, pode ser feito um investimento; se será short line ou operação direta; mas não é algo simples de conseguir no ponto de vista regulatório”, disse.

Responsável pelas relações governamentais da empresa, Bruno Madalena disse que, na vigência do contrato, não está previsto que a concessionária tenha autorização de fazer transporte de passageiro (VLT) e, por isso, é preciso que a iniciativa seja das prefeituras. “Necessariamente, a Rumo não precisa ser a operadora, mas podemos fazer um estudo simulação em busca de investidores, como fluxo de passageiros que se deslocam e valor de passagem, por exemplo”, complementou Eudis.

Conforme o presidente da UEPP, Marcelo Fristchy, o avanço da reunião foi a garantia de apresentar valores compatíveis, pois os demais projetos já tinham sido discutidos em dezembro passado.

A Rumo também ficou responsável por apresentar nas próximas semanas preços compatíveis para captação de tonelada/carga de grão e açúcar com saídas de estradas de ferro de Maringá (PR), Londrina (PR) e Rolândia (PR) com desembarque ao porto de Paranaguá, e Jaú ao porto de Santos.

 

Malha paulista

Eudis também destacou a assinatura de contrato de renovação da concessão da malha paulista, ocorrida em maio de 2020, onde uma das obrigações é a reativação do trecho de Panorama x Tupã, conectando São Carlos até o Porto de Santos. Segundo, a funcionalidade do trecho será cumprido até 2024, cujos trabalhos iniciam em 2021, com estudo, compra de material e execução de obra. Prudente não faz parte deste projeto, pois está inserida na malha sul.

O Imparcial

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