Taxa de homicídio rende a região de Prudente título de mais segura do Estado

Números divulgados pela Polícia Militar mostram que no ano passado a área do CPI-8 catalogou a média de 5,22 homicídios a cada 100 mil habitantes, (2%) do Estado

A região de Presidente Prudente é considerada a mais segura do Estado de São Paulo, quando levado em conta os índices criminais envolvendo homicídios dolosos calculados a cada 100 mil habitantes. A pesquisa leva em consideração cálculos referentes a 2018, levantados por meio de indicadores da SSP (Secretaria de Segurança Pública) com base na população contabilizada pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Constatou-se que na região do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior) houve 5,22 homicídios (58 crimes) pela taxa de moradores, ocupando primeiro lugar no ranking. O valor representa 2% do Estado de São Paulo, que foi de 6,62 homicídios (2.913 crimes) no ano passado.

Os valores da criminalidade foram mencionados ontem, durante visita de representantes do CPI-8 à Prefeitura. O encontro contou com a presença do prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), secretariado e conselhos de segurança, oportunidade em que foi apresentada a revisão do Planejamento Estratégico de Segurança Pública ao município. “Estamos entre as cidades mais tranquilas, o que é uma ótima notícia porque atrai investimento e o cidadão se sente seguro vendo a presença da Polícia”, salienta o coronel.

Como acompanhado por este diário e reforçado por autoridades nos últimos meses, a região é a mais segura do Estado. Conforme a autoridade, a visibilidade somada aos índices traz a sensação de tranquilidade.  E para que os índices sejam cada vez melhores, o auxílio é válido. “A população pode ajudar, trazendo informações e denuncias, seja pelo 190 ou 181 [disque-denúncia]. Acredito no envolvimento da sociedade e lideranças participando conosco”, pontua.

Renovação de contrato

Dentre os programas de participações citados pelo coronel, está o convênio de Atividade Delegada. Inclusive, na tarde de ontem houve a renovação do contrato com a municipalidade pelo período de mais um ano. Conforme a PM, 12 prédios públicos recebem o serviço, que disponibiliza policiais em dias de folga para atuar na segurança dos espaços. O documento foi assinado pelo prefeito Bugalho. “Nossa vontade é aumentar os pontos. Não fazemos neste momento porque temos que melhorar, evidentemente, a questão orçamentária”, afirma o chefe do Executivo. “É uma forma de cooperação da Polícia Militar com o poder público municipal”.

 

NÚMEROS 

ÁREA DO CPI-8 APRESENTOU BAIXA TAXA DE HOMICÍDIO

Números foram divulgados ontem pela Polícia Militar, e tem como referência as ocorrências catalogadas em 2018

 

5,22

Índice de homicídios dolosos registradas na região em 2018

 

6,62

Índice de homicídios dolosos registradas no Estado em 2018

O Imparcial

Mostrar mais artigos relacionados
Mostrar mais em Sem categoria
.