Violentos temporais provocaram destruição na tarde de hoje em municípios do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina. Segundo a MetSul Meteorologia, foram atingidas cidades como Tangará, Água Doce, Lacerdópolis, Catanduvas e Ibicaré-SC. Os estragos são característicos para situações como tornado e/ou microexplosão, semelhante ao ocorrido em junho.
Os danos em Água Doce se concentraram principalmente na área central da cidade, inclusive com colapso de estruturas. Muitos estragos também no município catarinense de Tangará durante tempestade severa. Caminhões chegaram a ser virados.
A meteorologista Estael Sias destaca que imagens de radar mostravam intensas células de tempestade na região. “Foi um episódio severo e localizado de vento em que as hipóteses de tornado ou microexplosão são as mais prováveis para explicar os graves danos”, assinala a meteorologista da MetSul.
A MetSul enfatiza que havia alerta de risco de tempo severo (leia) e que segue válido para as próximas horas. Na manhã deste sábado (15), a MetSul emitiu um novo alerta (leia abaixo).
Veja algumas das fotos registradas na região atingida:
Caminhão tombado em Tangará. Foto: Flávio Dell’Antonio
Numa das imagens de radar da hora da tempestade na cidade percebemos um forte nucleo de nuvens carregadas passando pela região.
No ponto vermelho temos a cidade de Tangará. Foto: Radar Aeronáutica
Outras imagens que sugerem tornado e/ou microexplosão ocorreram no interior de Ibicaré:
Árvores cortadas. Foto: Juliana Dalpiva
Novo alerta
Potente linha de tempestades com granizo de variado tamanho e vendavais, alguns potencialmente destrutivos, avança por Santa Catarina e Paraná.
Trata-se de uma situação perigosa de tempo severo. Mapa mostra os raios ocorridos na última hora.
Atenção para as áreas de Itajaí, Joinville e Blumenau. Leia alerta meteorológico vigente em http://bit.ly/340NmJD.
Por Clic Camacuã