Moradores de Presidente Epitácio receberam com entusiasmo e gratidão os vários serviços e orientações prestados pelo Programa Unoeste Transforma durante a manhã de sábado (24) na Escola Estadual Professor Jacinto de Oliveira Campos. Somente pela universidade foram prestados mais de 2,5 mil atendimentos e mais de 350 pelos parceiros mobilizados pela Prefeitura e Sindicato Rural (patronal), totalizando 2597.
Para o pedreiro aposentado José Benedito Inácio, morador de Epitácio desde que veio do Paraná há 30 anos, o evento de prevenção à saúde é excelente. “Tenho boa saúde, mas estou aproveitando tudo. Essa é uma oportunidade que não está no nosso dia a dia ajuda muito a gente. Estamos muito agradecidos. Aqui tudo é feito na hora, sendo que em algumas coisas na saúde a espera de atendimento dura horas e até meses”, disse.
A trabalhadora doméstica Vilma Messias da Silva, procedente de Mato Grosso e que mora na cidade há 40 anos, comentou que “esse tipo de atividade tem muita importância, pois várias pessoas não têm condições de receber tudo o que é oferecido aqui. Então, isso aqui é uma ótima oportunidade. Estou feliz e acho que todo mundo que veio também está, inclusive com o atendimento que é muito bom e a gente agradece”.
O secretário municipal de administração Bruno César dos Santos afirmou ser um evento de grande retorno social e que possibilita à comunidade a oportunidade de serviços em pleno sábado, um dia em que o serviço público de saúde não funciona em sua totalidade. O secretário municipal de educação e esportes Leonardo Trombeta disse que esse programa é sempre um diferencial, por promover a cidadania.
A promoção da cidadania é o ponto forte no entendimento do diretor e secretário do sindicato Airton Nonato, também coordenador regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que esteve envolvido como parceiro do evento. “Mais uma vez esse programa está correspondendo às expectativas. O povo está entusiasmado e muito agradecido a todos os envolvidos, especialmente à Unoeste”, pontuou.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi comentou que mais uma vez o Unoeste Transforma fez valer sua condição de maior evento itinerante de responsabilidade social do oeste paulista, devido a boa participação da comunidade epitaciana. Edição prestigiada pela comunidade e por parceiros, inclusive com a Associação Comercial de Epitácio recebendo o apoio de Prudente.
Esteve presente o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) Ricardo Anderson Ribeiro e parte de sua equipe de trabalho que levou o urologista Dr. Ênio Perrone para fazer exames de próstata, assistido por dois alunos de Medicina, um dos 24 cursos envolvidos. Para a aluna de Farmácia, Mayra Arado Comitre da Silva, foi uma oportunidade de aprendizado prático.
Dentre os serviços foram prestados por parceiros e pela universidade, além do exame de próstata, acuidade visual, aferição de pressão, teste de glicemia, teste de Adams, avaliação nutricional, verificação de peso e estatura com cálculo e classificação do índice de massa corporal (IMC), elaboração de currículo e preparação para o primeiro emprego, emissão de carteira de trabalho, distribuição de mudas de árvores e de verduras, ensino de matemática na educação básica e trabalho com psicomotricidade.
As orientações foram, dentre outras, sobre câncer de mama, colo e ovário; câncer de proposta; reanimação cardiopulmonar e manobra de desengasgo; nutricional; dermatológica; agronômicas; uso da esponja de cozinha; exercícios físicos; combate ao mosquito transmissor da dengue, febre amarela e chikungunya; acidentes com escorpiões; preservação da fauna e da flora; linguagem, voz e audição; finanças pessoais; e posse responsável de animais domésticos.
Além da Unoeste, Prefeitura, Sindicato Rural, Senar e Associação Comercial, estiveram envolvidos o Banco do Povo, seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Intesp), Lions Clube, Marinha do Brasil – Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, Polícia Militar e Banco do Brasil. O evento recebeu cobertura da mídia local. Pela Unoeste estiveram envolvidos 141 alunos e 20 professores.